Grupo Planalto de comunicação

Há 12 anos, 25 de abril, falecia o consagrado cantor Rui Biriva

Há 12 anos neste dia, 25 de abril, partia um dos cantores tradicionalistas mais populares do Rio Grande em todos os tempos. Falecia aos 53 anos de idade Rui da Silva Leonhardt, o conhecido Rui Biriva. 

Natural de Horizontina veio a óbito por complicações de um câncer do intestino grosso. 

Rui Biriva era o caçula dos três filhos de Adalíbio e Malvina Leonhart, um casal de pequenos agricultores do distrito de Esquina Eldorado, em Horizontina. Depois de cursar Direito no Paraná, sem concluir o curso, o cantor deu início a uma carreira bem-sucedida como intérprete em festivais nativistas.

Já aos14 anos, venceu o Festival Estadual Estudantil da Canção. O nome artístico foi adotado após a gravação da canção “Birivas”, de Airton Pimentel, com a qual venceu o festival Seara da Canção Gaúcha, em 1982. Biriva é como é chamado o tropeiro de gado no Rio Grande do Sul.

Em 1984, venceu a Seara da Canção Nativa de Carazinho, com a música “Santa Helena da Serra”, composta em parceria com José Luiz Vilela.

Em maio de 1987, gravou o seu primeiro álbum: Cantar, produzido por Ayrton dos Anjos, pela Continental Discos.

Rui Biriva gravou 14 discos. Entre seus maiores sucessos estão Tchê LocoQuebrando TudoCanção do Amigo e Castelhana, esta composta em parceria com o cantor Elton Saldanha.

Facebook
Twitter
WhatsApp