Em 15 de abril de 1954, Jorge Edeth Cafruni junto a outros 41 membros-fundadores, criavam uma instituição com o objetivo inicial de reunir informações para o primeiro centenário do município de Passo Fundo, que aconteceria em 1957.
Sem fins lucrativos é a mais antiga instituição de preservação histórica no município. O Instituto Histórico de Passo Fundo possui sua Sede própria desde 2017, viabilizada pelo casal Celina e Carlos Madalosso, e está localizada na Rua Texeira Soares, n° 1268, fazendo parte também do Espaço Cultural Roseli Dosleski Pretto.
O objetivo principal da Instituição é promover a pesquisa e apoiar o registro da história local, tornando-se um centro de atração de acervos compostos por documentos – cartas, registros, fotografias e certidões – livros, objetos e outros materiais provenientes de diversas origens. A partir desta função de guarda e socialização do patrimônio documental – preservando, estudando, documentando e protegendo – o IHPF desenvolve atividades pedagógicas e de educação patrimonial com a comunidade, divulgando as potencialidades de seu acervo histórico. A exemplo disso, são realizadas mensalmente exposições, encontros temáticos presenciais e online, e visitas à Sede.
Essas ações alinhadas aos objetivos do IHPF, a partir de processos educativos, fortalece e mobiliza a comunidade para que ela compreenda o significado de suas práticas culturais, datas comemorativas e a importância da preservação do patrimônio histórico/cultural durante o passar do tempo.
Organização interna
Muitas pessoas fazem o Instituto Histórico de Passo Fundo ser o que ele é. Atualmente, além da presidência, a Instituição é composta por 07 categorias de associados: os efetivos, os colaboradores, os pesquisadores, os licenciados, os correspondentes, os honorários e os beneméritos. Em seu quadro de estagiários possuí acadêmicos de história e de jornalismo da UPF.
A presidência do Instituto Histórico de Passo Fundo fica a cargo do historiador e doutorando do PPGH/UPF Djiovan Vinicius Carvalho. O vice-presidente e Presidente de Honra é o historiador e empresário, Fernando Borgmann Severo de Miranda.
Cuidado com o acervo
Durante o mês de janeiro, após uma reforma para melhoria do espaço interno da Sede, foi realizada a higienização do acervo bibliográfico do Instituto, com prioridade a organização da biblioteca Márcio Túlio Borges Fortes, composta por mais de 6 mil livros.
Pesquisa
O IHPF recebe, nas segundas, terças e quartas-feiras todos os pesquisadores e interessados em consultar o acervo histórico da Instituição. Contudo, essa pesquisa deve ser agendada previamente pelo e-mail ihpf@ihpf.com.br
Solenidade de 70 anos
Para comemorar esta história septuagenária, dia 07 de maio, às 18h, o IHPF vai realizar em sua Sede a Sessão Solene em Comemoração aos 70 anos. No evento, vão estar presentes e vão ser homenageados os descendentes dos fundadores da instituição, além da posse de novos associados.