Walter Delgatti Netto, conhecido como o hacker da Lava Jato, foi condenado a dez meses de prisão pelo 3º Juizado Especial Criminal de Brasília por calúnia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. A sentença foi baseada em falsas acusações feitas por Delgatti durante seu depoimento na CPI de 8 de janeiro, em que mencionou um suposto grampo ilegal.
A defesa de Bolsonaro alegou que Delgatti mentiu ao citar o ex-presidente em um suposto grampo ilegal do ministro Alexandre de Moraes. O juiz Omar Dantas Lima concluiu que as provas apresentadas durante o processo confirmaram a materialidade e a autoria do crime de calúnia contra Bolsonaro.
O magistrado considerou que Delgatti fez a falsa imputação intencionalmente em um contexto público de alta visibilidade. Além da pena de prisão, Delgatti também foi condenado a pagar os custos do processo.
Atualmente, Delgatti está preso em Araraquara (SP) por outro caso, relacionado a uma investigação sobre tentativa de invasão ao sistema do Poder Judiciário. Ele ganhou notoriedade em 2019 ao admitir a invasão aos celulares de procuradores do MPF e do então juiz Sergio Moro, todos envolvidos na Operação Lava Jato.
FONTE: R7