Nesta segunda-feira, 8 de dezembro de 2025, fiéis celebram o dia da Imaculada Conceição, uma das festas marianas mais tradicionais da Igreja Católica. A data recorda a pureza da Virgem Maria, preservada de qualquer mancha de pecado desde o primeiro instante de sua concepção, verdade proclamada como dogma pelo Papa Pio IX em 1854. A celebração, porém, já estava presente no calendário religioso desde 1476, quando foi instituída pelo Papa Sixto IV.
A Igreja ensina, desde os Santos Padres, que Maria é “toda pura e santíssima”, e sua intercessão é vista como poderosa na vida dos cristãos. Neste mesmo dia, muitos fiéis também relembram a aparição de Nossa Senhora à italiana Pierina Gilli, em 8 de dezembro de 1947, que deu origem à devoção conhecida como Hora da Graça.
Segundo o relato de Pierina, Nossa Senhora teria se apresentado como Imaculada Conceição e Rosa Mística, declarando: “Sou a Mãe da graça, Mãe do Meu Divino Filho JESUS CRISTO. Desejo que todos os anos, no dia 8 de dezembro, tenha lugar ao meio-dia a Hora da Graça Universal.” A Virgem teria prometido que, neste horário, seriam concedidos numerosos favores espirituais e corporais aos que rezarem com sinceridade, seja na igreja ou em suas casas.
A mensagem também enfatiza que Deus derramará grande misericórdia especialmente quando os fiéis, bons e pecadores, se unirem em oração. Para aqueles que rezarem com arrependimento, afirmou Nossa Senhora, será indicada uma “via segura” para alcançar ajuda e graças especiais. Pierina ainda relatou que a Virgem pediu que o Papa Pio XII fosse informado para que a prática fosse difundida por toda a Terra.
Ao final da aparição, após ouvir o pedido de Pierina pela Igreja, pela pátria e pelo mundo, Nossa Senhora teria respondido: “Já está pronta a abundância de graças para todos os filhos que escutam a Minha voz e tomam a peito as Minhas súplicas.”
A devoção da Hora da Graça permanece viva entre muitos católicos, que ao meio-dia deste 8 de dezembro se reúnem em oração pedindo paz, misericórdia e proteção para suas famílias e para o mundo.
Na cidade de Passo Fundo, onde a Imaculada Conceição é a padroeira, a Igreja Matriz dedicada a Nossa Senhora da Conceição realiza hoje celebrações especiais em honra à solenidade. As missas acontecem às 10h30 e às 18h, reunindo fiéis que buscam agradecer, renovar a devoção e participar deste dia de graças.











