Aconteceu nesta quinta-feira (28), no Fórum de Passo Fundo, o julgamento de Marcos da Costa Fontoura, de 39 anos, vulgo “Nego Marcos” e “Teco”. O réu foi julgado e condenado por tentativa de feminicídio, resistência à prisão e desacato a funcionário público.
Na noite de 30 de outubro de 2023, o homem foi preso após tentar matar sua namorada grávida durante uma discussão no beco da Rua do Rosário, bairro Bom Jesus, em Passo Fundo.
Na ocasião, o acusado atacou violentamente a vítima com socos e chutes no rosto e na barriga, chegando a golpeá-la com uma pedra. Ele também derrubou a mulher na calçada com uma rasteira e a arrastou pelos braços, cabelos e pescoço.
O ataque aconteceu por volta das 21h, quando a vítima pediu para ser levada de volta para casa. A discussão foi suficiente para que Marcos iniciasse a agressão, caracterizada pela extrema violência e sem justificativa proporcional.
De acordo com o boletim de ocorrência e o laudo pericial, a vítima sofreu ferimentos graves, incluindo escoriações no rosto, hematomas e um ferimento perfurocortante na maxila esquerda.
A vítima, apesar de ferida, sobreviveu ao ataque e foi encaminhada para atendimento médico.
Quando os policiais chegaram ao local, Marcos tentou reagir à abordagem, resistindo à prisão e proferindo ameaças contra os militares, além de desacatá-los verbalmente.
Durante a ação policial, Marcos gritou que não seria preso por “uns porcos” e ameaçou se vingar dos policiais, mas acabou contido e preso. O acusado estava em prisão domiciliar no momento dos fatos.
Condenação
Marcos da Costa Fontoura foi condenado pelo Tribunal do Júri de Passo Fundo (RS) a 14 anos, 6 meses e 20 dias de reclusão, além de 11 meses e 8 dias de detenção, pelos crimes de tentativa de feminicídio, resistência à prisão e desacato.
O regime inicial da pena será fechado, considerando o grave contexto do crime e a reincidência do réu, que já possuía histórico criminal.