A Polícia Civil prendeu nesta terça-feira (9) um homem suspeito de realizar uma série de furtos em cemitérios de diferentes cidades do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. A prisão preventiva foi cumprida pela Delegacia de Sarandi.
De acordo com as investigações, o suspeito retirava argolas, molduras, letras e letreiros metálicos de jazigos e túmulos, o que provocava não apenas prejuízos materiais, mas também indignação e dor às famílias, diante do desrespeito à memória dos entes sepultados.
A apuração apontou ainda que parte do material furtado era vendida como sucata em estabelecimentos da região. Documentos encontrados pela polícia reforçam os indícios contra o investigado.
Os crimes não se limitaram a Sarandi. No Rio Grande do Sul, também foram registradas ocorrências em cemitérios de Ernestina, Victor Graeff, Rondinha, Constantina e Novo Xingu. Já em Santa Catarina, os furtos aconteceram em municípios como Faxinal dos Guedes, Quilombo e Chapecó.
Durante a operação que resultou na prisão, os policiais apreenderam um veículo supostamente usado nos crimes e cumpriram mandados de busca em residências de Carazinho.
O homem preso já possui antecedentes por delitos semelhantes. Ele foi encaminhado ao sistema prisional e permanece à disposição da Justiça.