O administrador do Hospital de Clínicas e presidente da Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do RS, Luciney Bohrer participou de cerimônia em Brasília que oficializou a liberação de recursos às entidades filantrópicas do país.
O valor anunciado é de R$ 2 bilhões para a assistência em saúde, conforme determinado pela Lei Complementar 197/2022 e Portaria GM/MS nº 96/2022.
“Esta é uma ação muito importante para a sustentabilidade da rede filantrópica em todo o país. O trabalho desenvolvido pelos hospitais está sendo reconhecido com a contribuição de todos os profissionais da área da saúde e atuação decisiva das entidades que representam o segmento filantrópico. Com certeza iremos continuar agindo para que o atendimento à população seja cada vez mais qualificado e para que os hospitais filantrópicos tenham condições de crescer com sustentabilidade.” destacou o administrador do HC, Luciney Bohrer, que também representa as 247 entidades filantrópicas gaúchas.
O evento teve a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do vice-presidente Geraldo Alckmin, da ministra da Saúde Nísia Trindade, do ministro das Relações Institucionais Alexandre Padilha e do presidente em exercício do Senado, Veneziano Vital do Rêgo, além de lideranças da área filantrópica como o deputado e coordenador da Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, Antônio Brito e do presidente da Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, Mirocles Véras.
Mais de 60% dos atendimentos de alta complexidade no país são feitos através do SUS, por meio de convênios com hospitais filantrópicos. Os recursos oficializados hoje serão encaminhados às 3.288 entidades filantrópicas presentes em 1,7 mil municípios brasileiros.