Para enfrentar o surto de dengue que atinge Viamão, na Região Metropolitana de Porto Alegre, entrou em funcionamento neste sábado (5) um hospital de campanha montado pelo Exército Brasileiro. A estrutura foi instalada nos fundos da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade, localizada na Avenida Senador Salgado Filho, e começou a receber pacientes por volta das 12h30min.
Com capacidade para atender até 30 pessoas simultaneamente, o hospital de campanha funcionará 24 horas por dia por um período estimado entre 30 e 60 dias, conforme a demanda. A previsão da prefeitura é que o número de casos atinja o pico nas próximas duas semanas, próximo ao feriado de Páscoa.
No local, os pacientes são inicialmente triados na própria UPA. Aqueles com sintomas compatíveis com a dengue são encaminhados para o Centro de Hidratação, onde passam pela classificação de risco e iniciam o processo de hidratação — principal medida no tratamento da doença. Também são feitos exames laboratoriais e, com os resultados em mãos, o médico define o tratamento a ser seguido.
Viamão enfrenta uma escalada nos registros de dengue. Entre os dias 21 de março e 4 de abril, os casos confirmados saltaram de 595 para 1.409 — mais do que todo o ano passado. Diante do avanço da doença, a prefeitura decretou situação de emergência na semana passada.