Grupo Planalto de comunicação

Hospital de Clínicas chega ao marco de 200 cirurgias robóticas Com menos de um ano de atuação no HCPF, o robô da Vinci X já completou este expressivo número de procedimentos, consolidando o uso da tecnologia robótica em nossa macrorregião.

Natieli Batistela / Comunicação Social

O Centro Regional de Cirurgia Robótica do Hospital de Clínicas de Passo Fundo (HCPF) implementou tecnologia de ponta para procedimentos minimamente invasivos por meio do robô cirúrgico da Vinci X, proporcionando o acesso em nossa região a recursos disponíveis nos principais hospitais do mundo.

Nesta quarta-feira (31/01), a instituição atingiu a expressiva marca de 200 procedimentos cirúrgicos com a utilização desta plataforma, realizados em menos de um ano desde sua instalação. O momento foi lembrado com um bolo comemorativo, compartilhado com a equipe de enfermagem, de anestesistas e de cirurgiões que faz parte desta trajetória.

“A instituição atingiu uma marca gigantesca. A própria empresa fabricante considera o programa robótico com 100 casos dentro de um ano como um programa já de sucesso e o Hospital de Clínicas atingiu o dobro deste número em menos de um ano” evidenciou o cirurgião urológico Dr. Paulo Caldas, médico responsável pelo 200º procedimento robótico no HC.

O especialista atua na cidade de Chapecó e anteriormente necessitava se deslocar, juntamente com os pacientes, até a cidade de São Paulo para realizar procedimentos com a tecnologia robótica. “Esta oportunidade é maravilhosa, isto é mérito da própria instituição, especialmente Dr. Dal Vesco e o sr. Luciney, que abriram as portas para profissionais de toda região, também da equipe de enfermagem e internação, que são profissionais extremamente competentes e que nos apoiam muito.” pontuou.

Profissionais de diversas regiões do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina oportunizam aos seus pacientes o que há de mais moderno na área da saúde com o robô da Vinci X. A prostatectomia radical é o procedimento mais frequente no HCPF com o uso desta tecnologia, que também foi empregada em casos de nefrectomia, correção de hernia de hiato, hepatectomia, pancreatectomia, colectomia, mastectomia, entre outros.

O médico urologista Dr. Paulo Caldas pontua também as vantagens do procedimento cirúrgico realizado via robótica na área de urologia. “O robô da Vinci é o melhor robô que existe no mundo, está no mercado há mais de vinte anos, então é uma satisfação poder trabalhar com um equipamento de ponta, que é o melhor equipamento que existe no mundo. Com a cirurgia robótica a gente tem uma preservação muito superior em relação a outras técnicas e isso tem um desfecho no resultado clínico, com pacientes com menos risco de impotência e incontinência. Então é uma mudança muito significativa no pós-operatório.” enfatizou o cirurgião.

Sobre a cirurgia robótica no Hospital de Clínicas

A precisão dos movimentos e sua capacidade minimamente invasiva são os grandes diferenciais das cirurgias robóticas, que otimizam o trabalho da equipe de cirurgia, reduzindo a ocorrência de complicações e melhorando o processo de recuperação do paciente.

O Centro Regional de Cirurgia Robótica do Hospital de Clínicas conta com o Sistema Cirúrgico da Vinci X, com tecnologia de 4ª geração, utilizada para casos de alta complexidade e com o Robô Rosa, a mais recente tecnologia para procedimentos ortopédicos.
Facebook
Twitter
WhatsApp