O Hospital de Clínicas, de Passo Fundo, é referência de atendimentos em diversas especialistas. Recentemente, foi inaugurado o novo setor de hemodiálise e diálise, que é um serviço essencial.
O Serviço de Terapia Renal Substitutiva atende a pacientes de toda a região, que necessitam realizar hemodiálise e diálise peritoneal, funcionando em três turnos de trabalho.
Para apresentar detalhes do funcionamento, estiveram na Rádio Planalto News, no programa Comando Popular, Tarzie Hubner da Cruz (enfermeiro) e a doutora Raíra Marodin de Freitas (nefrologista). Os cuidados partem, por exemplo, da qualidade da água encaminhada para os pacientes.
Em funcionamento desde 1985, os Serviços de Hemodiálise, Diálise Peritoneal e Transplantes Renais do Hospital de Clínicas atendem a pacientes adultos ambulatoriais ou hospitalizados que necessitem de procedimento terapêutico substitutivo da função renal. O trabalho é desenvolvido por uma equipe especializada na área de nefrologia.
Além dos serviços prestados, foram apresentadas importantes orientações de prevenção aos problemas renais. Entre os cuidados está a mudança de hábitos e a realização de atividades físicas, bem como tomar bastante água.
OUÇA A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA: