Grupo Planalto de comunicação

Hospital de Clínicas de Passo Fundo comemora 110 anos Esse marco na trajetória institucional é celebrado no dia 20 de julho

Imagens: Arquivo HCPF
 
O dia 20 de julho de 1914 representa a fundação da primeira entidade hospitalar da região norte do Rio Grande do Sul. O Hospital de Clínicas de Passo Fundo surgia com a missão de oferecer assistência em saúde para uma população que não dispunha de estrutura especializada para atendimento médico.
O Hospital chega aos 110 anos em 2024 em uma fase de crescimento e como referência macrorregional da região norte do Rio Grande do Sul para o Sistema Único de Saúde, englobando os municípios da 6°, 11°, 15° e 19° Coordenadorias Regionais de Saúde, respectivamente das cidades de Passo Fundo, Erechim, Palmeira das Missões e Frederico Westphalen.
No ano passado, o HCPF atendeu 21.824 internações e alcançou um índice de 94,53% de satisfação dos pacientes. “Os indicativos do desenvolvimento do Hospital de Clínicas se somam aos reconhecimentos obtidos pela instituição e nossa dedicação em prol da qualidade assistencial. A Acreditação com Excelência ONA, nível 3 e o fato de estarmos pelo quarto ano consecutivo entre os 100 melhores hospitais do Brasil nos orgulham e motivam para prosseguir nosso trabalho”. frisou o vice-presidente do HCPF, Nelso Trevisan.
Consolidado como referência em assistência humanizada, o HCPF investe também na formação de novos profissionais, seja como campo de prática para acadêmicos da área da saúde ou por meio de cursos que levam a chancela da instituição.
Dez serviços integram a estrutura de atendimento em saúde, seja em áreas de apoio ou assistenciais. Além do Hospital de Clínicas de Passo Fundo e Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes, o Complexo HC também conta com a Escola de Educação Profissional, Ambulatório de Ortopedia, Ambulatório de Ensino UFFS/HC, Centro Ambulatorial Atitus/HC, Laboratório de Análises Clínicas – Unidade Bella Città Shopping, Centro Logístico e  locais destinados aos colaboradores, como a Escola de Educação Infantil (Berçário e Maternal – atuação destinada a filhos de colaboradores), além da Associação de Funcionários.
“A sede da Associação de Funcionários foi recentemente reformada para que os colaboradores e suas famílias possam desfrutar de uma área ampla para lazer e convivência, com novos salões para festas e estrutura para a prática de esportes e descanso fora do horário de trabalho” explica a presidente da AFHC, Margarida Martinelli.
O Hospital mantém sua identidade comunitária, aproximando seus serviços da população e evoluindo dia a dia para que seus pacientes tenham acesso à vanguarda da medicina.
“O ano de 2023 encerrou  para o Hospital de Clínicas com um saldo muito positivo de entregas de novos serviços para a comunidade. Além da evolução tecnológica, com investimentos na área de cirurgia robótica, o HCPF disponibilizou novas estruturas, como a Unidade de Emergência, nova UTI para pacientes adultos, leitos clínicos e salas cirúrgicas e um terceiro equipamento de hemodinâmica, qualificando o atendimento que já era oferecido aqui e criando um espaço diferenciado e exclusivo. Estamos cada vez mais próximos da comunidade com uma unidade de assistência na área laboratorial inaugurada recentemente no Bella Città Shopping, facilitando o acesso da população aos serviços de saúde.” destaca Luciney Bohrer, administrador da instituição.
Para 2024 são esperadas novas estruturas que, além de melhorar o conforto dos pacientes, também qualificarão o trabalho das equipes assistenciais. Novas unidades para os serviços de oncologia e radioterapia, hemodiálise, pediatria, maternidade, além de leitos de internação clínica e cirúrgica são projetos com obras em andamento e que servirão ao Sistema Único de Saúde. Entre os projetos, inclui-se ainda uma nova área de conforto e descanso destinada aos colaboradores, com estrutura ampla e moderna.
“O desenvolvimento do HCPF integra o investimento em estruturas dedicadas ao ensino, pesquisa e assistência em média e alta complexidade. Este planejamento oferece uma rede de atendimento completa para a sustentabilidade institucional e qualidade dos atendimentos.” enfatiza o coordenador médico, Dr. Rosemar Stefenon.
Facebook
Twitter
WhatsApp