Grupo Planalto de comunicação

Hospital de Olhos Lions realiza exames oftalmológicos em cerca de 40 crianças com diabetes tipo I

Foto: Aline Prestes / Ascom Hospital de Olhos Lions

O Hospital de Olhos Lions recebeu, nesta quinta-feira (7), cerca de 40 crianças diagnosticadas com diabetes tipo I para uma série de exames oftalmológicos. A atividade faz parte do cronograma do Acampamento da Criança com Diabetes, além de eventos alusivos ao Dia Mundial do Diabetes, comemorado no próximo  dia 14 de novembro, e visa alertar para os cuidados essenciais de saúde entre crianças com a doença.

O diabetes tipo I é uma condição crônica onde o organismo não produz insulina, elevando os níveis de glicose no sangue. A origem exata ainda é desconhecida, mas fatores genéticos e ambientais são apontados como influências importantes. Como a doença geralmente é diagnosticada ainda na infância ou adolescência, o acompanhamento médico constante se torna essencial, inclusive para proteger a saúde ocular.

Entre as mães presentes estava Diele, mãe de Benjamim, de 9 anos, diagnosticado há pouco mais de um ano. Ela relatou que o diagnóstico trouxe muitos desafios, ainda mais por ser mãe de quatro filhos, incluindo uma bebê recém-nascida na época. Desde então, a família precisou se adaptar a uma nova rotina de cuidados.

Após uma ação judicial, Benjamim recebeu uma bomba de insulina, dispositivo que libera doses contínuas e pequenas de insulina ao longo do dia, ajustando-se às necessidades do corpo. O equipamento possibilitou ao menino mais autonomia em sua rotina, monitorando e alertando sobre as taxas de glicose, o que tranquiliza a família.

“Ações como essa do Hospital de Olhos Lions, que facilitam o acesso a consultas oftalmológicas, são fundamentais. Sabemos que o diabetes traz riscos para a visão, então, ter esse acompanhamento médico regular para o Benjamim me traz uma grande tranquilidade. Essas iniciativas realmente fazem a diferença para as famílias e para o futuro dos nossos filhos”, detalha Diele.

Importância do acompanhamento oftalmológico em crianças com diabetes tipo I

O médico oftalmologista Dr. Adriano Frasson explica que o diabetes tipo I aumenta o risco de complicações oculares a médio e longo prazo, como a retinopatia diabética.

“Essa condição ocorre porque os níveis elevados de glicose danificam os vasos sanguíneos da retina, podendo causar perda parcial ou até total da visão”, alerta o especialista.

Ele também destaca que, para prevenir a progressão desse quadro, é essencial que todas as pessoas, principalmente as crianças com diabetes tipo I, realizem exames oftalmológicos regulares, permitindo a detecção precoce de problemas e a preservação da saúde visual.

O acampamento

O Acampamento da Criança com Diabetes acontece de 7 a 10 novembro no campus I da UPF. Durante os 4 dias, os participantes terão atividades físicas e lúdicas organizadas pelo projeto de extensão da instituição.

Facebook
Twitter
WhatsApp