Grupo Planalto de comunicação

Hospital São Vicente de Paulo lidera mutirão de cirurgias no RS

HSVP se destaca no RS no Mutirão Nacional de Cirurgias dos Filantrópicos

O Hospital São Vicente de Paulo, de Passo Fundo, teve o melhor desempenho entre as instituições de saúde gaúchas que participaram do Mutirão Nacional de Cirurgias dos Filantrópicos, realizado nos dias 13 e 14 de dezembro de 2025. Foram atendidos pacientes que aguardavam na Fila de Espera do Sistema Único de Saúde (SUS) para cirurgias ginecológicas, pediátricas e ortopédicas de mão, com a atuação dos médicos Daniel Dalla Maria, Loisiane Figueiró, Flávia Elys Potrich, Gustavo Pileggi Castro, Gabriel Ifran Alves e Marcelo Barreto de Lemos.

Para o Dr. Gustavo Pileggi Castro, a iniciativa do mutirão foi extremamente positiva, especialmente diante da atual demanda de cirurgias, que supera o volume contratado pelo SUS. “Conseguimos beneficiar muitas pessoas. No nosso caso, da cirurgia pediátrica, 20 crianças saíram da fila de espera e foram operadas no mesmo dia. Isso só foi possível graças ao empenho de muitas pessoas, desde quem realiza o agendamento e a internação, os técnicos do pré-anestésico, até as equipes anestésico-cirúrgica e de recuperação. É um esforço coletivo, realizado com dedicação, para atender crianças que aguardavam por esse cuidado”, destacou o cirurgião.

O ortopedista e traumatologista Dr. Marcelo Barreto de Lemos, HSVP/IOT, destacou que foi uma honra participar da ação. Segundo ele, a cirurgia da mão possui alta demanda no SUS, tanto por traumas quanto por procedimentos eletivos, o que gera filas extensas. “Esse tipo de iniciativa é fundamental para reduzir o tempo de espera. Optamos por atender casos de síndrome do túnel do carpo, condição comum que afeta a qualidade de vida dos pacientes. Nós realizamos 50 cirurgias com o envolvimento de médicos residentes e da equipe de enfermagem. O hospital ofereceu todo o suporte logístico necessário para viabilizar esse número expressivo de atendimentos. Um trabalho coordenado, de todos os setores, foi primordial para o sucesso do mutirão”.

O superintendente executivo do HSVP, Ilário De David, destacou que os pacientes contemplados foram chamados conforme a ordem de espera no SUS, nas especialidades ofertadas por cada instituição participante, sem qualquer influência do hospital na seleção. “Estamos muito felizes com o impacto do mutirão. Cada cirurgia representa uma nova chance de qualidade de vida para pessoas que, muitas vezes, aguardavam pelo procedimento. Nesta edição, contamos com o engajamento de médicos de três especialidades e com o apoio essencial dos profissionais da assistência, cuja dedicação foi decisiva para o sucesso da ação e o reconhecimento estadual da Instituição. Agradecemos a todos os envolvidos, médicos e equipes”.

As cirurgias eletivas foram realizadas por meio do Programa Agora Tem Especialidades, em parceria com a CMB, Ministério da Saúde, CONASS, CONASEMS, Governo Federal e Secretaria Estadual da Saúde do RS. “Este mutirão mostra a força do trabalho coordenado em favor do SUS e da população. Em um único fim de semana, os hospitais filantrópicos do RS realizaram mais de 400 procedimentos, reduzindo filas e levando alívio a quem aguardava por uma cirurgia. Agradeço a todos os hospitais, profissionais de saúde e parceiros desta ação, que reafirma o papel essencial da rede filantrópica na assistência ao SUS”, destacou o presidente da Federação, Vanderli de Barros.

Facebook
Twitter
WhatsApp