Grupo Planalto de comunicação

HSVP comemora 96 anos com novos investimentos

Há 96 anos um grupo de leigos católicos, os Vicentinos, fundaram o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, para atender os doentes acometidos pela Gripe Espanhola. O propósito iniciado em 1918 mobilizou pessoas que uniram esforços, ergueram paredes, partilharam experiências, firmaram parcerias, em busca de um objetivo comum: transformar o HSVP na maior instituição hospitalar do interior do estado.

No dia 24 de junho de 2014, quando o Hospital São Vicente de Paulo comemora 96 anos, é momento de rememorar a história, valorizar aqueles que construíram uma trajetória de sucesso. Os atributos de humanização, inovação, pioneirismo e resolutividade, conceituam a marca HSVP como referência em medicina e saúde de alta complexidade. Com o passar dos anos persiste o desafio de manter firme estes valores, com a visão de aprimorá-los permanentemente. Prova disso é o investimento em novos 50 leitos para internação e a construção de um novo prédio na Rua 15 de Novembro.

Para marcar esta data especial vale salientar alguns números que revelam a dimensão do Hospital São Vicente de Paulo. São 3.021 funcionários e um corpo clínico com mais de 700 médicos que fazem acontecer a assistência médico-hospitalar. Em aproximadamente 50 mil metros quadrados de área construída, o complexo do HSVP é composto por Hospital Geral, Escola de Educação Infantil, Centro de Apoio I e II. Em 631 leitos, no ano de 2013, foram internados 32.298 pacientes, sendo que 71,63% dos leitos foram ocupados por pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Sua área de abrangência atinge uma população superior a dois milhões de pessoas, provenientes de uma macrorregião (norte e missioneira do Rio Grande do Sul e oeste de Santa Catarina). Pacientes de mais de 400 municípios foram atendidos no último ano.

Serviços de referência

O HSVP destaca-se nas áreas cardiovascular, neurocirurgia, oncologia com radioterapia, traumato-ortopedia, nefrologia, terapia nutricional, transplantes (córnea, fígado, rim e tecido ósseo). Mantém o único Banco de Tecidos Musculoesquelético da região sul do país. O Banco de Tecido Ocular Humano, inaugurado há dois anos, agilizou o processo de captação e transplante de córneas.

A instituição também é referenciada para o atendimento de gestantes de alto risco. Em 2013 nasceram 2.991 bebês no HSVP. Com esta significativa demanda a área materno-infantil evidencia-se pela competência de recursos humanos, qualidade da infraestrutura do Centro Obstétrico, maternidade I e II, CTI Pediátrico Neonatal, Ambulatório dos Primeiros Passos do Prematuro.

No Centro de Diagnóstico há uma grande variedade de exames e serviços como Medicina Nuclear, Ultrassonografia, Centro de Imagem da Mama que dispõe da avançada tecnologia tomossíntese para o diagnóstico preciso do câncer de mama. Os equipamentos tomógrafo de 128 canais e ressonância magnética 3 tesla qualificam ainda mais a instituição no quesito alta tecnologia no diagnóstico por imagem.

O Serviço de Hemoterapia completa três anos no dia 24 de junho, e apesar de ser uma criança, a unidade se consolidou pela estrutura e serviços de excelência. Por meio das campanhas Empresa Amiga, Jovem Doador, Pílula da Vida, Pílula do Bem, uma equipe multiprofissional incentiva a doação de sangue, para que não falte hemocomponentes a grande demanda de pacientes atendidos no HSVP.

Convênios fortalecem o ensino e a pesquisa

O Hospital São Vicente de Paulo é parceiro da Universidade de Passo Fundo (UPF), desde 1969, para a realização de atividades curriculares na área da saúde. No ano de 2012, a instituição assinou convênio com a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) para desenvolver atividades curriculares de 40 alunos da Medicina.

Em nível de pós-graduação, o HSVP desenvolve desde 1976, programas de Residência Médica. Atualmente, 127 médicos residentes realizam sua especialização no hospital. No total são 16 programas de Residência Médica. Em 2013 iniciou o Programa Nacional de Bolsas para Residência Multiprofissional, onde 33 profissionais da área da farmácia, fisioterapia, nutrição e enfermagem atuam nos programas de Atenção ao Câncer e Saúde do Idoso.

A instituição valoriza a formação de técnicos de enfermagem e, há 56 anos, investe na qualificação da Escola de Educação Profissional São Vicente, que forma técnicos de enfermagem para atuar no hospital e no amplo mercado de trabalho da enfermagem.

Investimentos na sustentabilidade

Já está em fase de testes a nova lavanderia hospitalar, situada no Centro de Apoio II (Rua General Osório, 3, bairro Berthier). Em uma área de 32.000m², o empreendimento conta com 3.099,95 m² de área construída, cercada por ampla área verde, recuperação de APP (Área de Preservação Permanente), com plantio de mais de 500 mudas de árvores nativas, cortinamento vegetal e plantio de grama nos barrancos para controle de erosão. O projeto foi aprovado pelos órgãos competentes.

A nova lavanderia foi pensada e desenvolvida para aliar tecnologia e sustentabilidade. Serão tratados 100% dos efluentes líquidos, sendo que o projeto prevê que 50% destes sejam reutilizados nos processos da lavanderia.

Com a finalidade de adequar a área física e suprir a demanda de pacientes, o HSVP instalará no segundo semestre de 2014, 50 novos leitos para internação. Para o próximo ano a instituição iniciará a obra do novo complexo hospitalar na Rua 15 de Novembro. O projeto arquitetônico conta com 16.638 m², aonde serão instalados novos serviços nas áreas da saúde, ensino e pesquisa.

Facebook
Twitter
WhatsApp