O Grupo Consultor de Cuidados Paliativos do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), de Passo Fundo, realizou nos dias 21, 22 e 23 de julho, um treinamento para as equipes dos postos de enfermagem da instituição, com objetivo de apresentar o trabalho do grupo, trocar informações e refletir sobre o assunto. O encontro reuniu profissionais de diversas áreas e foi ministrado pelo enfermeiro Anderson Flores e a psicóloga Débora Marchetti, que buscaram sensibilizar os profissionais ao abordar conceitos e formas de atuação em Cuidados Paliativos. “Foram horas de reflexão e que, através de exemplos pode-se observar que é possível fazer cuidados paliativos, principalmente, quando o tema é abordado desde o diagnóstico do paciente”.
Anderson e Débora, ressaltam que as equipes de enfermagem participaram com interesse do treinamento e concluíram que o modelo de atenção preconizado pelos cuidados paliativos não é fácil de ser implantado, ao contrário, é um tema que requer envolvimento de toda a equipe multiprofissional de forma interdisciplinar, onde é necessário trabalho, dedicação e mudança de paradigmas. “No treinamento também foi possível desmistificar a frase que muitos pacientes que estão diante de uma doença que ameaça a vida se deparam: “Não há mais nada para fazer”. Porém, ao contrário “Há muito que se fazer” ao resgatar a dignidade do paciente, sua autonomia e possibilitando uma boa qualidade de vida para o tempo que lhe resta”, destacam.
Além de prestar consultorias às equipes assistenciais, o Grupo Consultor de Cuidados Paliativos promove encontros de educação continuada com o objetivo de suscitar o interesse dos profissionais para esse tipo de cuidado.











