Grupo Planalto de comunicação

Hub aliança: onde a inovação encontra a história de passo fundo Do antigo moinho ao hub de inovação, passo fundo preserva sua história enquanto impulsiona o futuro tecnológico

Nas comemorações dos 168 anos de Passo Fundo nossa reportagem visitou  um patrimônio histórico que se reinventou para o futuro. O prédio que hoje abriga o Hub Aliança, espaço dedicado à inovação, tecnologia e empreendedorismo, foi construído na década de 1930 e funcionou por mais de 50 anos como o antigo moinho  um dos pilares do desenvolvimento econômico do norte gaúcho até os anos 1980.

Durante décadas, essa estrutura recebeu e processou grãos como feijão, trigo, milho e soja, contribuindo diretamente para o crescimento da região. A revitalização que originou o Hub Aliança preservou a arquitetura original do prédio tombado como patrimônio cultural desde 2011, ao mesmo tempo em que integrou tecnologia e espaços modernos para fomentar o empreendedorismo local.

“Esse prédio com mais de cem anos foi construído na década de 1930 pela Sanrigue, onde os moinhos daquela época trabalhavam com a produção local dos alimentos”, explica Cristiano Basso, vice-presidente do Instituto Aliança e uma das principais responsáveis pelo projeto de revitalização.

“O prédio passou por diversas fases, inclusive como casa noturna por mais de quinze anos, até que o Instituto Aliança e investidores realizaram um investimento para transformar esse patrimônio antigo em um grande centro de conexões de tecnologia e inovação.”

Mas sob o piso do Hub Aliança corre um mistério pouco conhecido: túneis subterrâneos construídos para facilitar o escoamento da produção. Eram duas passagens principais: uma na frente do prédio, conectando ao moinho ao lado, e outra nos fundos, que possivelmente ligava até a antiga estação ferroviária, hoje chamada Estação Gastronômica da Gare.


“As operações dentro dos túneis eram constantes, onde sacos de feijão eram transportados por esteiras para o silo e para o moinho, em um sistema integrado e eficiente”, relatam funcionários do Hub. Embora o túnel dos fundos tenha sido concretado após a falência da Cooperativa Tritícola de Passo Fundo (Coopasso), em 1986, a passagem frontal ainda preserva vestígios importantes, como maquinário e as estruturas das esteiras.

Hoje, com 1.800 metros quadrados distribuídos em quatro pavimentos, o Hub Aliança abriga 17 empresas residentes e nove investidores. O espaço oferece coworking, auditórios, áreas de convivência e um memorial que resgata a história do moinho e sua importância para a cidade.

A reportagem do Grupo Planalto de Comunicação teve acesso exclusivo aos túneis e a locais pouco visitados do Hub, para trazer à memória um pouco da história de Passo Fundo pelo olhar de nossos repórteres. Agradecemos a oportunidade de explorar este patrimônio tão significativo.

Ao celebrar seus 168 anos, Passo Fundo mostra cada vez mais uma cidade que valoriza sua história, sem perder de vista um futuro brilhante, marcado pela inovação, desenvolvimento e respeito às suas raízes.

Reportagem: Redação
Grupo Planalto de Comunicação

Facebook
Twitter
WhatsApp