A Câmara de Vereadores realizou na noite desta quarta-feira (26), uma Sessão Solene para concessão do título de Cidadão Honorário ao radialista Idoli Gireli Ilio, mais conhecido como Gringo do Povo. A homenagem é uma iniciativa do vereador Altamir da Silva dos Santos, o Professor Gringo, (Cidadania). Além dos parlamentares, o evento contou com a presença de representantes da imprensa passo-fundense, do Executivo, de lideranças comunitárias e de cidades da região.
A cerimônia foi coordenada pelo presidente da Câmara, vereador, Alberi Grando (MDB), que esteve acompanhado na Mesa Oficial pelo homenageado, junto de sua esposa Maria Helena, mais o secretário municipal de Transparência e Relações Institucionais, Josué Longo.
Grando reforçou a importância do reconhecimento pelo seu trabalho como radialista e comunicador junto à comunidade passo-fundense. “É fundamental reconhecermos a justeza e a representatividade desta homenagem por se tratar de um autêntico representante da comunidade”, pontuou.
Já o proponente da honraria, vereador Gringo, exaltou a trajetória de Gringo do Povo, bem como destacou seu trabalho, enquanto radialista, junto à comunidade passo-fundense. Além disso, sublinhou sua trajetória na qual superou muitas dificuldades. “Ele foi morar no bairro Hípica e lá passou por muitas dificuldades, morando em uma casa sem luz e de chão batido, mas mesmo assim, nunca desistiu e com muita coragem e determinação. Ao lado de sua família superou as adversidades e além de prover o sustento de sua família, se tornou o 1º Presidente do Bairro Hípica”, contou.
Gringo, durante sua fala, enalteceu a superação de sr. Idoli lembrando sobre seu começo no rádio e como fortaleceu a alcunha que carrega até hoje. “Assim como entregava jornais, o Gringo do Povo também levava muita alegria e história por onde passava e a fim de ajudar os pequenos comércios a divulgarem seus serviços, produtos e endereços. Certo dia, estavam apresentando o Programa Planalto nos Bairros com o repórter Alex Francioli e com o presidente, na época, do Bairro São Luis Gonzaga (Sr. Ancelmo) quando o repórter Alex disse o seguinte: “Venha aqui dar uma palavra seu “Gringo do Povo””. Assim, vale ressaltar que toda a sua história é um exemplo por seu caráter, hombridade e responsabilidade”, relatou.
Para concretizar e eternizar a homenagem foi entregue pelos parlamentares uma placa de Cidadão Honorário ao Gringo do Povo, em reconhecimento a seu trabalho na área da comunicação, como radialista na cidade, além de sua relevância junto à comunidade.
Após receber a placa, Gringo do Povo se pronunciou agradecendo ao Parlamento e a todos que contribuíram para a efetivação desta cerimônia. Ele lembrou de quando veio morar em Passo Fundo com sua família e teve de percorrer um longo caminho em outros empregos até chegar à vida pública, por meio das lideranças comunitárias. Ele sublinhou ter sido por duas vezes presidente do bairro Hípica e vice-presidente em outras duas oportunidades, justificando, assim, sua entrada na comunicação. “A minha identificação com as comunidades vem de antes do rádio, desde quando eu era líder comunitário”, completou.
O sr. Idoli prosseguiu sua fala lembrando de quando atuou distribuindo jornais para os moradores de diversos bairros em parceria com Patric Cavalcanti, que depois foi vereador e presidente da Câmara. Ele ainda mencionou outros nomes como o atual parlamentar Luizinho Valendorf (PSDB), que também foi líder comunitário e presidente da União das Associações de Moradores de Passo Fundo (UAMPAF). Citando outras lideranças comunitárias, o Gringo do Povo agradeceu a cada uma delas, além de outras pessoas do meio público, salientando que ele só conquistou o que tem devido à Rádio Planalto que lhe concedeu uma oportunidade. “Nunca deixamos de cumprir com nosso propósito que é servir à comunidade, através da Rádio Planalto. O espaço segue disponível para que as comunidades apresentem suas demandas e necessidades. As barreiras foram e são superadas, e nós da Rádio Planalto estamos sempre à disposição da comunidade”, concluiu.
Sobre o Homenageado
Idoli Gireli Ilio, nasceu em Ilóplis/RS em 15 de outubro de 1958, filho de Pedro Maciel e Regina Gireli, casou-se com Maria Helena em 1979, com quem tem dois filhos e cinco netos. Em 1986, fixou residência em Passo Fundo com a família.
Seu primeiro emprego foi na empresa Minasgás como motorista. Passados alguns anos, foi trabalhar na antiga empresa de ônibus da cidade de Passo Fundo que se chamava Empresa Real Transportes, onde era responsável pelo transporte coletivo urbano na cidade. Trabalhou também como motorista de caminhão e viajou pelo Brasil e para outros países.
Idoli foi o primeiro presidente do Bairro Hípica, época em que também realizava a entrega do jornal Tropeiro dos Pampas, que possibilitou que conhecesse vários bairros da nossa cidade, onde teve contato pela primeira vez com os microfones da rádio.
Atualmente, integra a equipe de comunicadores da Rádio Planalto, como apresentador dos programas: Bom Dia Planalto, Revivendo o Passado e Planalto nos Bairros. Este último, está no ar semanalmente desde 1991 e é voltado a ouvir as comunidades de bairros da cidade e de municípios da região.
[foto=110812