Buscando também a sustentabilidade de suas instalações, o Instituo Educacional de Passo Fundo instalou, nesta semana, em suas dependências painéis solares. O equipamento consiste em uma produção em massa de energia elétrica por meio da captação e conversão de irradiação solar em eletricidade.
Ao todo, foram instalados 193 painéis solares, com capacidade de 107,11 kWp de potência. O empresário do ECB Group, mantenedor do Colégio, Erasmo Carlos Battistella destaca que os equipamentos gerarão economia e crescimento sustentável. “O IE além de investir em renovação de sua infraestrutura e aprimoramento da área pedagógica, está investindo em ações de sustentabilidade na prática, como a produção de energia limpa, por meio de painéis solares,” frisou ele destacando que essas premissas estão alinhadas aos valores do Colégio.
O diretor do Instituto Educacional, professor Marcos Wesley, ressalta a importância de o ambiente escolar aderir a este modelo de fonte de energia. “A Usina Fotovoltaica do IE tem um sentido pedagógico excepcional. Ela reforça nossa vocação para a propagação e a criação de espaços tecnológicos, inovadores e sustentáveis,” afirmou ele.
A Usina chega na véspera do FESTIS – Festival de Tecnologia, Inovação e Sustentabilidade, atividade promovida pelo Colégio no qual os estudantes apresentarão trabalhos práticos, resultantes de muita pesquisa e criatividade. “O momento é muito especial, estamos marcando a história do IE e da geração atual de estudantes com muito significado e, também com a demonstração, por meio de iniciativas próprias, na prática,” pontuou o professor.
A estrutura, que não emite CO2 na geração de energia, foi aplicada no telhado do ginásio de esportes e, colocada em posições favoráveis para captação do máximo de energia solar possível. A estimativa de geração anual de energia é de 127.000 kWh, desta forma, o IE vai suprir 100% da sua demanda de energia, limpa e renovável, tornando-se autossuficiente no consumo de energia. Quando a energia produzida é superior ao consumo, transforma-se em crédito, sendo consumida em dias chuvosos e à noite, por exemplo.
“Quando falamos em sustentabilidade e autossuficiência, podemos afirmar que o IE produzirá 100% de energia limpa. Hoje, a energia solar, além de ser uma fonte inesgotável, renovável e sustentável, torna-se um investimento com rápido retorno, sem causar impactos negativos ao meio ambiente,” enfatiza Solano Slaviero, Engenheiro Eletricista e Sócio proprietário da Slaviero Energia Solar.
A partir de setembro estarão abertas as matrículas para a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio de 2024. Interessados podem agendar uma visita para conhecer a nova estrutura e a proposta pedagógica.