Uma entrevista coletiva nesta quinta-feira (01) traz esclarecimentos sobre a implosão do antigo prédio da Cesa, localizado no Bairro Petrópolis, em Passo Fundo. A operação ocorre no domingo (11).
Conforme Coronel Fernando Bicca, comandante da Defesa Civil de Passo Fundo, foi criado um sistema de comando de incidentes. Inclui a Brigada Militar, Bombeiros, Polícia Civil, PRF, Defesa Civil RS, Defesa Civil PF, SAMU, RGE e Corsan Aegea.
No dia da implosão, haverá bloqueio em um raio de 200m, com Avenida Brasil e vias adjacentes. Haverá desvio de trânsito.
O isolamento começa sábado com proibição de estacionamento às 18h no raio. Para tanto, um comunicado está sendo entregue nos imóveis que deverão ser evacuados, bem como orientações relativas ao fechamento de acessos, desligamento de gás e luz e retirada de animais de estimação. Também será utilizado um aviso sonoro de alerta, a partir das 8h, seguindo 8h30, 8h50, 8h55 e 8h59.
A partir das 7h de domingo, inicia a retirada das pessoas. A implosão inicia às 9h e tem previsão de 6 segundos de duração.
A implosão será coordenada pelo engenheiro Manoel Dias, que atua neste tipo de ação desde 1987. Ele coordenou, por exemplo, a implosão do prédio Palace II, no Rio de Janeiro. Em Passo Fundo, serão utilizados 100kg de explosivos e a massa resultante é calculada em 4 mil metros cúbicos de concreto.