Grupo Planalto de comunicação

Incêndio atinge pavilhão principal da COP30 em Belém e local é esvaziado

Reprodução: Carta Capital

Um incêndio atingiu, na manhã desta quinta-feira (20), o principal pavilhão de eventos da Conferência do Clima da ONU (COP) em Belém, no Pará. Conforme informou a repórter Isabela Mota, da Rádio BandNews FM, o espaço está sendo evacuado neste momento para garantir a segurança de todos.

Ainda não há detalhes sobre a origem das chamas, a dimensão dos estragos ou possíveis feridos. Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas e se deslocam para o local a fim de controlar o fogo e iniciar o rescaldo. Todas as áreas do pavilhão, incluindo salas e espaços de exposição, estão sendo desocupadas por precaução.

Clima de tensão

O incidente ocorre em um período de atenção máxima em Belém, que recebe o principal encontro internacional sobre mudanças climáticas. Nas últimas semanas, outros incêndios registrados na cidade — embora sem ligação direta com a estrutura central da COP — deixaram as autoridades em estado de alerta.

Em 10 de novembro, um galpão com materiais de construção próximo ao Aeroporto Internacional de Belém, recentemente reformado para o evento, foi atingido por um incêndio. A fumaça pôde ser vista de vários pontos da capital, mas não houve feridos e as operações aéreas não foram afetadas.

Além disso, em outubro, um ônibus e um carro pegaram fogo em uma avenida próxima a um parque inaugurado para a COP30.

Segurança reforçada

A segurança nos arredores da COP já vinha sendo ampliada depois de um alerta da ONU sobre fragilidades na estrutura e no controle de acesso à chamada “Zona Azul”, área administrada pela organização.

O esquema inclui forte presença policial, com atuação do Exército, da Força Nacional e do Corpo de Bombeiros, que mobilizou mais de mil militares na “Operação COP30” para reforçar a prevenção de incidentes e a proteção dos participantes.

Nos últimos dias, alguns pavilhões chegaram a ser evacuados preventivamente durante manifestações, em ações que contaram também com o apoio de bombeiros civis.

Facebook
Twitter
WhatsApp