Em novembro de 1915, o então Tenente Coronel Lucas José de Araújo tornava público seu testamento, deixando os bens para a caridade. Primeiramente beneficiando a Sociedade Damas da Caridade, há 86 anos, e depois a então Diocese de Passo Fundo, hoje Arquidiocese, que criou e mantém a Direção da Fundação Lucas Araújo há 58 anos.
Nos registros que relatam o momento, a declaração do Tenente destacava o desejo de que os bens fossem para uma instituição, entidade ou associação que pudesse fazer caridade para crianças.
Com a publicação do testamento, já em 1924 um grupo de senhoras intitulado Damas de Caridade topou o desafio e criou o asilo. Em 1928, os estatutos da entidade foram aprovados, marcando assim, ao início desta entidade. Em 1929 a Entidade utilizava um pavilhão na Rua Uruguai, cedido pelo Hospital São Vicente de Paulo. Logo, as crianças se mudaram para outro prédio na Rua Teixeira Soares, junto ao Hospital São Vicente de Paulo, com inaugurarão em 1° de julho de 1929. Em 22 de agosto de 1944, a entidade
A Fundação abrange o Lar da Menina Pe. Paulo Farina, as Instituições de Longa Permanência (ILP) São José e João XXIII e as escolas de Educação Infantil João Bosco e Menino Deus e atualmente são atendidas mais de 400 pessoas diretamente assistidas pela entidade.
Créditos: Caroline Simor (Assessoria Fundação Beneficente Lucas Araújo)