Grupo Planalto de comunicação

Índios da Reserva do Ligeiro questionam lideranças da comunidade

Na manhã desta quarta-feira,10, a Policia Federal de Passo Fundo desencadeou uma operação, com o apoio da Brigada Militar, para cumprir mandados de busca e apreensão na comunidade indígena, localizada junto ao município de Charrua, norte do Estado.

A reportagem da Rádio Planalto conversou com os indígenas da comunidade, que relataram que as acusações foram baseado em calunias, relatadas às autoridades pelo cacique do grupo.

Na reserva, existe uma briga interna entre os índios, que estão divididos sob o comando de dois caciques. Em virtude da rixa, no local foram registrados incêndios a residências, tiroteios e tentativas de homicídio.

Segundo Lorivan, um dos moradores que teve mandado de busca em sua casa, as acusações são de formação de quadrilha e tráfico internacional de armas. ” Não tem mais condições do atual cacique, Alcidio, liderar a comunidade com mais de 400 famílias. Além de proferir calunia, ele expôs a comunidade a este constrangimento, tanto é que as autoridades não localizaram nenhuma arma”, relatou o indígena.

Ainda apurado pela reportagem, o principal fator da desavença é o trabalho de uma cooperativa criada na comunidade em 2013, que recolhe boa parte da produção dos alimentos, já que a maioria das famílias da comunidade buscam seu sustento através da agricultura.

O forte aparato policial deslocado para a reserva acabou por não realizar a apreensão de nenhum objeto, e retornou a Passo Fundo.

Nesta tarde está sendo realizada uma audiência entre as autoridades e os indígenas, com o objetivo de esclarecer os fatos e apaziguar os ânimos na comunidade, que abriga mais de mil índios.

Facebook
Twitter
WhatsApp