Grupo Planalto de comunicação

Inédita no sul do Brasil, hepatectomia central por cirurgia robótica é realizada no Hospital de Clínicas

O Hospital de Clínicas de Passo Fundo sediou o primeiro procedimento robótico de hepatectomia central realizado na região sul do Brasil. A intervenção cirúrgica ocorreu no dia 12 de abril e utilizou a tecnologia robótica da Vinci X para a remoção da parte central do fígado de um paciente diagnosticado com colangiocarcinoma – um tumor de vias biliares com tratamento e evolução complexos.

A alta hospitalar precoce, quando comparada com procedimentos laparoscópicos ou cirurgias abertas, além de menor incidência de dor e sangramentos são os principais benefícios aos pacientes que optam pela realização do procedimento robótico.

O cirurgião geral e do aparelho digestivo, especialista e proctor de Cirurgia Robótica pela Intuitive, Dr. Gabriel Garbato destaca os benefícios da utilização da tecnologia robótica para procedimentos de alta complexidade, apontando os ganhos relacionados à qualidade técnica para o cirurgião, como por exemplo, a visão tridimensional e pinças multiarticuladas. 

“Pensando em doenças muito graves como um colangiocarcinoma, que é uma doença de via biliar, um tumor de vesícula, que exige uma dissecção muito cautelosa das vias biliares, dos vasos centrais, ou uma hepatectomia, que é ressecção parcial do fígado em porção central, ao utilizar a tecnologia robótica é possível atingir um aprimoramento da dissecção, fazendo uma cirurgia de altíssima complexidade, de grande porte, completamente por via minimamente invasiva. Então, a tecnologia robótica permite que a gente faça uma dissecção, um isolamento dos vasos de forma muito mais precisa”. pontuou. Dr. Gabarto atuou como proctor no procedimento realizado no Hospital de Clínicas, a convite do cirurgião digestivo da instituição Dr. Jorge Carlotto, cirurgião responsável por este procedimento.

 

ESTRUTURA DIFERENCIADA PARA ALTA COMPLEXIDADE

“Atualmente minha rotina está entre os maiores hospitais de São Paulo e eu percebi que o Hospital de Clínicas hoje apresenta uma estrutura hospitalar impressionante e que não fica aquém dos grandes centros de São Paulo. Uma estrutura pensada tanto na parte robótica, como de hotelaria, além da estrutura de corpo clínico.” destacou Dr. Garbato.

Durante o procedimento robótico o cirurgião comanda os quatro braços da plataforma da  Vinci X, permitindo movimentos extremamente precisos e seguros. A capacitação dos profissionais para participar de procedimentos robóticos também é diferenciada, exigindo diversas horas de treinamento prático e teórico.

“Para as cirurgias de alta complexidade, com alta performance, não há em um horizonte próximo outra plataforma que esteja tão capacitada quanto as plataformas da Vinci, uma vez que elas possuem um know-how de mais de 23 anos, em sua quarta geração.” complementa o especialista.

O robô cirúrgico da Vinci X integra o Centro Regional de Cirurgia Robótica do Hospital de Clínicas, que teve seu primeiro procedimento realizado no dia 08 de março de 2023. Desde então, sete especialidades têm acesso a esta tecnologia, que já foi utilizada por cirurgiões do Rio Grande do Sul e também de Santa Catarina.

Facebook
Twitter
WhatsApp