Teve inicio na noite de sexta-feira,16, a primeira aula do Programa Tô Dentro, da Prefeitura de Passo Fundo, com a presença de 120 estudantes que buscam aprimorar conhecimentos para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). No auditório da Escola Estadual Nicolau de Araújo Vergueiro (EENAV), os estudantes demonstraram entusiasmo com a nova opção de estudo e assistiram a primeira aula com o tema a “História influenciando a Música”, ministrada pelo professor mestre em História, José Ernani de Almeida.
As 120 vagas oferecidas pelo programa Tô Dentro foram preenchidas. O curso acontece de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h, nas salas de aula cedidas pela direção da escola. São três turmas e as aulas contemplam as matérias de ciências humanas e suas tecnologias, linguagens, códigos e tecnologias, matemática, inglês ou espanhol, ciências naturais e suas tecnologias. São seis professores do quadro do município e oito professores palestrantes que proporcionam uma nova dinâmica ao curso.
Com grande vontade de cursar a Faculdade de Direito, Tamires Vieira, de 16 anos, fez sua inscrição logo que soube do programa. “Procurei o programa, que é gratuito, para chegar mais preparada na prova do Enem. Mesmo estudando regularmente de manhã, sempre fica alguma dúvida e tenho certeza que as aulas vão ajudar muito”, ressaltou.
O Enem é a ferramenta de avaliação do desempenho escolar ao fim do ensino médio dos estudantes brasileiro. As informações geradas pelos resultados são usadas para acompanhamento da qualidade do ensino médio no país e balizam as políticas públicas para o aprimoramento dos currículos do ensino médio.
O maior atrativo do ENEM é que possibilita aos estudantes ingressar aos programas governamentais de acesso ao ensino superior como PROUNI e FIES. Para o aluno Tales Gonçalves Visentin, de 17 anos, o curso proporciona novos horizontes. “Venho ao curso para ampliar conhecimento. Estudo em escola pública e, às vezes, vejo que o conteúdo não atinge um patamar de excelência. Aqui encontrei a oportunidade de estudar mais, são conhecimentos não para uma prova apenas, mas para a vida toda”, afirmou o jovem passo-fundense, que ao final do ano prestará vestibular para o curso de publicidade ou engenharia.