Estão abertas, até o dia 10 de outubro, as inscrições para os Programas de Residência Multiprofissional nas áreas de Urgência e Emergência/Intensivismo, Materno Infantil/Neonatologia, Atenção Clínica Especializada Neurologia e Atenção à Saúde Mental desenvolvidos pelo Hospital de Clínicas de Passo Fundo – HCPF.
A coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional – COREMU do HCPF, Marisa Diniz destaca que os programas oferecem qualificação completa aos residentes. “Os Programas de Residência Multiprofissional do Hospital de Clínicas de Passo Fundo são programas consolidados e são capazes de qualificar o fazer em saúde de uma forma bastante adequada, buscando o ensino em serviço.”
A coordenadora salienta o enfoque das quatro áreas profissionais desenvolvidas. “Temos programa do eixo de concentração da urgência, emergência e intensivismo, com ênfase no cuidado ao paciente crítico, também a área materno-infantil e neonatologia, que busca o cuidado ao binômio mamãe-bebê, esta linha tão necessária para os nossos processos de cuidado. Temos também o Programa de Residência em Neurologia, que busca trabalhar com prevenção, com o atendimento da alta complexidade, assim como, com a reabilitação do paciente crítico neurológico e temos o Programa de Saúde Mental que perpassa todas as áreas do processo de cuidado ao paciente.” pontua Marisa.
Além da estrutura hospitalar disponível para o cenário de prática, os residentes também atuam na atenção básica e reabilitação, através de convênio com as prefeituras de Coxilha, Mato Castelhano e Passo Fundo e com a ACD – Associação Cristã de Deficientes Físicos de Passo Fundo.
“Conseguimos acompanhar o paciente neurológico em toda a sua linha de cuidado, da fase aguda à alta complexidade, até o momento de sua fase de reabilitação e reintegração social. Conseguimos também participar de discussões com a equipe médica e equipe multiprofissional, assim desenvolvendo um olhar holístico e centrado no paciente.” compartilhou o residente Antonio Maiquiel Maia, que faz parte do Programa de Residência em Neurologia.
Podem se inscrever para o processo seletivo profissionais graduados nas áreas de educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia, serviço social e terapia ocupacional. Os residentes receberão bolsa-auxílio no valor de R$ 4106,09 durante seu período de formação, cumprindo uma totalidade de 5.670 horas.
Todas as informações sobre o processo seletivo estão disponíveis no site do Hospital de Clínicas, acessando o menu Editais – www.hcpf.com.br/editais