O Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Passo Fundo segue engajado ao lado de outras entidades e associações locais na busca de uma nova unidade de saúde no Bairro Popular, espaço que possa atender as necessidades de saúde dos moradores do bairro e proximidades, sendo referência também para a população do meio rural.
Na última terça-feira (13/08), a presidente do STR Passo Fundo, Marinês Scapini Penz, e o vice-presidente, Airton Ferreira dos Santos que representa o Sindicato no Conselho de Saúde, participaram de uma reunião do Conselho Municipal de Saúde de Passo Fundo, que teve como uma das principais pautas a instalação da unidade de saúde no bairro.
O STR Passo Fundo havia oferecido seu prédio, onde funcionava o Ambulatório de Especialidades até 2023, para abrigar essa nova unidade de saúde. No entanto, durante a reunião, a secretária de Saúde informou que, apesar do parecer favorável da Procuradoria-Geral do Município (PGM) para a criação da unidade no Bairro Popular, a instalação no prédio do sindicato não será possível devido à indenização já recebida pelo STR Passo Fundo em função da desocupação do espaço.
“Embora a notícia seja um obstáculo para nossa proposta inicial, seguimos comprometidos em lutar pela instalação de uma unidade de saúde no Bairro Popular. Continuaremos trabalhando em conjunto com as outras instituições do bairro, como a Associação de Moradores do Bairro Cruzeiro e do Bairro Popular, para que essa demanda da comunidade seja atendida. Já estamos planejando uma nova reunião com a secretária de Saúde e lideranças locais para buscar alternativas viáveis”, relata a presidente Marinês Scapini Penz.