O presidente da Câmara de Vereadores, Marcio Patussi (PDT), deferiu a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI, da Companhia de Desenvolvimento de Passo Fundo – Codepas. Durante a Sessão Ordinária nessa segunda-feira (03), foram nomeados os membros titulares: vereador João Pedro Nunes (PMDB), vereador Marcos da Silva (PP), vereador Sidnei Ávila (PDT), vereador Patric Cavalcanti (DEM) e vereador Paulo Neckle (PMDB); são suplentes: vereador Rui Lorenzato (PT), vereador Gleison Consalter (PT), vereador Alberi Grando (PDT), vereador Alex Necker (PCdoB) e vereador Pedro Daneli (PPS).
O Requerimento para criar a CPI na Câmara, foi protocolado pelo vereador Marcos da Silva (PP), buscando apurar o sucateamento da frota de ônibus da Codepas.
Conforme Patussi “com a CPI instalada, os membros passam a apurar o sucateamento da frota de ônibus, no período dos últimos cinco anos, com duração de seis meses, podendo ser prorrogada”, informou.
Para o vereador proponente “a CPI é necessária, pois é visível o sucateamento da frota nos últimos anos, além, das reiteradas reclamações da comunidade, em especial os usuários do transporte coletivo de linhas da Codepas, além disso, é obrigação de nós vereadores como fiscalizadores, apurarmos o fato”, justifica Silva.
O pedido de CPI foi recebido pela Mesa Diretora, analisado pela Procuradoria Jurídica do legislativo e deferido o andamento do requerimento pelo presidente da Casa.
Os trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito devem iniciar ainda nesta semana.
Assinaram o requerimento da CPI os vereadores: Claudia Furlanetto (PT), Claudio Rufa Soldá (PMDB), Isamar Oliveira (PT), Gleison Consalter (PT), Paulo Pontual (SD), Rui Lorenzato (PT) e Sidnei Ávila (PDT).