Grupo Planalto de comunicação

Instituto Cecy Leite Costa é homenageado na Câmara pelos 60 anos de fundação Sessão Solene foi promovida na noite dessa quarta-feira (11)

Foto: Comunicação Digital/CMPF

Seis décadas após receber os primeiros alunos, os corredores e as salas de aula do Instituto Estadual Cecy Leite Costa ainda são espaços movimentados, ocupados diariamente por quase mil jovens que, no imponente edifício localizado na Av. Presidente Vargas, recebem instrução. Fundada em 10 de junho de 1965, a instituição tornou-se referência em educação de Ensino Médio para Passo Fundo e região, histórico que foi reconhecido na noite dessa quarta-feira (11) pela Câmara de Vereadores. A Sessão Solene foi proposta pelo vereador Douglas Pereto (PSD), aprovada por unanimidade em Plenário.

A solenidade foi presidida pelo primeiro secretário da Mesa Diretora, vereador João Pedro Nunes (MDB); ao lado da representante do Poder Executivo, Nisiane Telles, da Secretaria Municipal de Educação; da coordenadora da 7ª Coordenadoria Regional de Educação, Carine Imperator Weber; e da diretora do Instituto Estadual Cecy Leite Costa, Eliane Moreira da Silva.

Pereto referenciou que o prédio do “Gigante da São Cristóvão”, como carinhosamente é chamado, é o local que recebe a comunidade e forma cidadãos preparados para as ininterruptas mudanças sociais. “O Cecy é espaço de acolhida das mais diferentes variantes geográficas, culturais e sociais, destaca-se pela coragem, disposição e competência em ser vanguarda, aberto aos desafios apresentados pela educação, sendo um Cecy de todos”, assinalou o vereador, também professor do Instituto há 24 anos, ao requerer a homenagem. “Ver as caras de todos aqui me deixa emocionado! Se celebramos os 60 anos de história do Cecy, celebramos a história de cada um de nós”, iniciou ele na tribuna, ao mencionar professores, diretores e alunos que passaram pela instituição. “Cada vez que os vejo, é uma oportunidade de contar para os mais novos sobre os avanços na educação”. “É um orgulho ver essa escola formando cidadãos, e, como vereador, poder homenageá-la”, exaltou.

Junto aos quase mil estudantes, dezenas de professores e colaboradores atuam no educandário, que, além do Ensino Médio, oferta profissionalização por meio do Curso Técnico em Eletrônica. “Falar em nome da escola pública é um desafio e um ato de amor pela educação. Me coloco aqui como representante de uma comunidade viva, que pulsa todos os dias no coração da grande São Cristóvão”, registrou a diretora, ao ressaltar o processo de inclusão promovido pela instituição. “Cada etapa do crescimento da escola foi marcada pela dedicação de professores, funcionários, alunos e famílias que acreditam no poder da educação. Esse reconhecimento público nos estimula a continuar escrevendo com orgulho esta história”, pontuou Eliane Moreira da Silva.

A solenidade foi acompanhada também pelas vereadoras Regina Costa dos Santos (PDT), Eva Valéria Lorenzato (PT), Ada Munaretto (PL), Marina Bernardes (PT) e os vereadores Edgar Gomes (PSDB), Cícero Martins (PSD), Felipe Manfroi (PSD), Gilmar Fuga Jr. (PSB), Ronaldo Rosa (PSD), Diego Milani (PL), Edson Nascimento (Progressistas), alunos, professores, funcionários e comunidade em geral.

Para simbolizar a homenagem, o Poder Legislativo do Município entregou uma placa ao Instituto Estadual Cecy Leite Costa. “Passo Fundo deve parte do seu desenvolvimento econômico e social à escola Cecy Leite Costa. Parabéns a todos que fazem parte dessa importante instituição”, finalizou João Pedro Nunes.

Facebook
Twitter
WhatsApp