O Instituto Histórico de Passo Fundo vai realizar, na terça-feira, dia 10 de outubro, uma Sessão de Posse de Novos Associados. A solenidade vai acontecer na Sede do IHPF, às 18h30min, e serão empossados os novos associados efetivos, colaboradores, correspondentes e pesquisadores. Ainda, vão ser reconhecidas as entidades parceiras da instituição.
O IHPF foi idealizado pelo jornalista Jorge Edeth Cafruni e fundado oficialmente em 15 de abril de 1954, visando levantar informações para o 1º Centenário de emancipação do município. Sem fins lucrativos e com o objetivo de pesquisar e registrar a história local e regional, o IHPF segue aos 70 anos como a mais antiga instituição de preservação histórica do município de Passo Fundo. Sendo assim, a função social da instituição é a guarda e socialização do patrimônio documental; preservando, estudando, documentando, protegendo e transmitindo.
A Sede do IHPF, inaugurada em 2017, leva o nome do casal Carlos e Celina Madalosso e está localizada na Rua Teixeira Soares, número 1268. A partir de um convênio com a Prefeitura Municipal de Passo Fundo, a sede passou a fazer parte do Espaço Cultural Roseli Doleski Pretto. O edifício guarda todo o acervo do Instituto, composto por jornais, livros, fotografias, objetos e documentos diversos.
Organização
O Instituto Histórico de Passo Fundo é composto por sete (07) categorias de sócios: os efetivos, os colaboradores, os pesquisadores, os licenciados, os correspondentes, os honorários e os beneméritos. Os sócios efetivos, em número máximo de quarenta (40), são os que participam diretamente das atividades do Instituto; os membros colaboradores são aqueles que auxiliam o Instituto no desenvolvimento de seus objetivos; os sócios pesquisadores demonstram disposição para realizar pesquisas de interesse do IHPF; os sócios correspondentes são os membros que não residem em Passo Fundo. Desde 2023, o historiador e doutorando Djiovan Vinícius Carvalho ocupa a presidência do Instituto.
Atividades e Projetos
Além de preservar e transmitir a memória e patrimônio histórico-cultural de seu acervo, o IHPF desenvolve atividades pedagógicas e de educação patrimonial com a comunidade. Essas atividades ocorrem por meio da participação no projeto “Museu a Céu Aberto”, passeios guiados pela cidade com o projeto “Nas Trilhas da História” e encontros abertos na Sede do IHPF, Dr. Carlos e Celina Madalosso.
Durante o ano de 2023, o IHPF já realizou uma série de encontros, exposições, oficinas, passeios, captação de acervos e recebeu diversas visitas. Foram mais de 20 encontros abertos à comunidade, 11 exposições, seis visitas e recebimento de acervos, mais de 10 oficinas ministradas, dois projetos iniciados com a comunidade e três visitas históricas. Também neste ano, tornou-se um Ponto de Memória do Instituto Brasileiro de Museus e o primeiro Núcleo do Museu da Pessoa no Rio Grande do Sul.
Serviço
A Sessão de Posse de Novos Associados será na Sede do IHPF, na Rua Teixeira Soares, nº 1268, às 18h30min. A comunidade em geral está convidada a participar da solenidade.