Grupo Planalto de comunicação

Instituto Histórico de Passo Fundo promove exposição e encontro sobre a Vila Victorio Vêneto, uma vila de italianos em Passo Fundo

No mês de julho, em celebração aos 150 anos da imigração italiana, o Instituto Histórico de Passo Fundo vai realizar atividades com essa temática. Mais especialmente, focadas na Vila Victorio Vêneto, “uma vila de italianos em Passo Fundo”.

A Vila Victorio Veneto foi uma marca da presença de italianos e descendentes no espaço urbano de Passo Fundo. As práticas econômicas desenvolvidas nessa vila, em uma linha tênue entre o rural e o urbano, deram o tom da nova paisagem desta parte da cidade de Passo Fundo, nas origens do que depois se tornaria o Bairro São Cristóvão. Foi um espaço ocupado por imigrantes italianos e pela sua primeira geração de descendentes, durante toda a primeira metade do século XX, em uma intensa dinâmica comercial, ligada a múltiplas atividades, em geral, oriundas da produção agrícola, bem como estruturou ramos agroindustriais que marcaram esse nascente aglomerado urbano.

A primeira atividade é a abertura da exposição Vila Victorio Veneto: “uma vila de italianos em Passo Fundo”, no dia 22 de julho, no Passo Fundo Shopping. A exposição vai apresentar fotografias, documentos e arquivos que contam parte da história dessa região da cidade.

A segunda atividade, marcada para o dia 24 de julho, propõe a discussão sobre a Vila Victorio Vêneto: uma vila de italianos em Passo Fundo, para aprofundar o tema e os documentos mostrados na exposição. O convidado da noite será Alex Vanin, organizador do Volume VI do Livro “Passo Fundo Estudos Históricos: Presença Italiana”. E está marcada para o dia 24 de julho, a partir das 18h30min, na sede do Instituto Histórico de Passo Fundo (Rua Teixeira Soares, 1268, Centro).

Ambas as atividades têm apoio do Centro Cultural Italiano Anita Garibaldi e da Prefeitura de Passo Fundo, financiamento do Pró Cultura e da Secretaria Estadual de Cultura, e realização do programa Cultura Viva, do Ministério da Cultura. A entrada é gratuita e livre para todos os públicos.

Facebook
Twitter
WhatsApp