O ano de 2025 marca os 80 anos do fim da Segunda Guerra Mundial, conflito que mobilizou milhões de pessoas em todos os continentes e moldou de forma significativa o século XX. Em alusão à data, o Instituto Histórico de Passo Fundo promove uma programação especial que une memória, reflexão e experiências culturais abertas à comunidade.
As atividades iniciam no dia 4 de outubro, às 10h, com um evento no prédio do Museu Histórico Regional, no Espaço Cultural Roseli Doleski Pretto (Av. Brasil, 780), que contará com três momentos principais:
- Abertura da exposição “A Segunda Guerra Mundial e Passo Fundo: repercussão, vestígios e memórias”;
- Lançamento do livro “Brasileiros sob o Céu de Pistoia: A história do Cemitério Militar Brasileiro da Força Expedicionária Brasileira”, de autoria do expedicionário Miguel Pereira (in memoriam);
- Homenagem aos pracinhas brasileiros, com a outorga da Medalha André Pitthan – Testemunha da História ao ex-combatente José Negri.
A exposição
Entre 4 de outubro e 28 de novembro, o prédio do Museu Histórico Regional abre as portas para que a comunidade visite a exposição “A Segunda Guerra Mundial e Passo Fundo”, que propõe um olhar sobre como este evento global impactou a cidade e seus moradores.
A mostra não se restringe à narrativa militar dos avanços e recuos dos exércitos, mas lança um olhar sobre as formas pelas quais a guerra foi vivenciada, registrada e interpretada localmente. Por meio de objetos, fotografias, jornais e documentos, muitos provenientes de arquivos particulares, a exposição convida o público a refletir sobre o impacto da guerra na formação das identidades, memórias e imaginários coletivos da cidade.
Um destaque especial é o núcleo dedicado à participação direta de passo-fundenses na guerra, especialmente os ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira (FEB), os “pracinhas”, que partiram entre 1944 e 1945 para lutar na Campanha da Itália. Graças à colaboração dos descendentes desses veteranos, a mostra reúne não apenas objetos pessoais, mas também lembranças e histórias que ilustram as vivências durante e após o conflito, incluindo as ações da Associação dos Ex-combatentes em Passo Fundo, que buscou rememorar os sentidos e consequências da guerra. Esta exposição é uma oportunidade para o público conhecer como Passo Fundo, apesar da distância dos campos de batalha, está ligada à história mundial, permitindo reflexões sobre o impacto global de eventos que moldaram o século XX e a própria identidade local.
A visitação acontece às quintas e sextas, das 10h às 16h, e aos sábados e domingos, das 14h às 20h. Para grupos e escolas, o agendamento pode ser feito através do formulário disponível no link: https://forms.gle/oS9ogPDYhX8Fq7kR8.
Passeios Guiados
Dando sequência à programação, nos dias seguintes à abertura da exposição, o Instituto Histórico promove a série de passeios guiados “Caminhos da Segunda Guerra Mundial em Passo Fundo”. A iniciativa visa valorizar a memória histórica do conflito, por meio da visitação a espaços e locais históricos da cidade, com o objetivo de proporcionar uma experiência educativa e cultural, permitindo que o público conheça de que forma Passo Fundo esteve relacionada à Segunda Guerra Mundial e como o conflito repercutiu no cotidiano local, mesmo estando distante dos campos de batalha.
Destinado a alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio e à comunidade, o projeto ocorre em dois calendários simultâneos: um para grupos escolares e outro para o público geral.
Para a comunidade, a primeira edição acontece no próximo dia 5 de outubro, domingo, com saída às 15h. Quem não puder acompanhar, poderá realizar o passeio nos dias 18 e 25 de outubro, ou nos dias 1º e 20 de novembro. Os passeios sairão do pátio do Antigo Quartel do Exército, não sendo necessária inscrição prévia.
Os passeios para escolas estão programados para os dias 9, 14, 23 e 28 de outubro, e 7 de novembro, com atendimento nos turnos da manhã e tarde. As escolas interessadas devem realizar o agendamento prévio por meio do formulário disponível em https://forms.gle/M8ea1jTtpNzKuhMG9.
A experiência guiada busca elucidar como os habitantes de Passo Fundo vivenciaram, interpretaram e registraram o conflito. Por meio de visitas a locais históricos, o passeio promove reflexões sobre o impacto da guerra na formação da identidade e das memórias coletivas da cidade, evidenciando como Passo Fundo também faz parte do cenário mundial.
O projeto é financiado pelo Pró-cultura RS, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc.
Para mais informações ou esclarecimentos, o Instituto Histórico está disponível pelo e-mail ihpf@ihpf.com.br ou pelo WhatsApp (54) 99202-6854.