Em um cenário de declínio do uso de combustíveis fósseis como o petróleo, os biocombustíveis se mostram como uma alternativa promissora no processo de transição energética. Segundo a Agência Internacional de Energia (IEA), até 2050 a demanda global será de 10 milhões de barris por dia. Como um dos únicos países com capacidade técnica e agrícola para atender essa necessidade, o Brasil se posiciona como protagonista no setor.
Atento ao contexto de crescimento da demanda de profissionais da área, o Centro de Ensino Médio Integrado (Integrado UPF) está com inscrições abertas para o curso técnico em biocombustíveis. Com duração de dois anos, o curso forma profissionais aptos a atuarem nos processos de produção e comercialização de diferentes tipos de biocombustíveis. Por meio de uma parceria entre o Integrado UPF e a empresa Be8, interessados podem adquirir uma bolsa com desconto de até 50% no valor das mensalidades.
A grade curricular contempla os processos de produção de biocombustíveis sólidos, líquidos e gasosos, comercialização e distribuição dos produtos, aquisição e beneficiamento de matérias-primas, processamento de óleos vegetais, resíduos agropecuários e produtos de florestas energéticas — bem como a execução de análises químicas e controle de qualidade.
As aulas ocorrem de segunda a sexta à noite e aos sábados pela manhã, com módulos teóricos, práticos e estágio supervisionado. Os alunos dispõem de toda a estrutura e qualidade de ensino da Universidade durante a formação. É necessário ter ensino médio completo para se matricular. Interessados podem fazer a inscrição pelo site do Integrado UPF (https://www.integradoupf.com.br/cursos-tecnicos/detalhe/curso-tecnico-em-biocombustiveis) ou diretamente na Escola, localizada no prédio B6 do Campus I da UPF.











