Os adolescentes internos do Centro de Atendimento Sócio-Educativo (CASE) de Passo Fundo realizaram confraternizações durante a quinta-feira, 28, o Dia Nacional de Ação de Graças. As apresentações musicais, apresentações de jogral e declamações de poesias e textos foram feitas numa área coberta do CASE. De acordo com a coordenadora pedagógica da escola que funciona no interior do centro, professora Ivonete Zamarchi Lemos, as atividades já vinham sendo preparadas há pelo menos 15 dias pelos internos, que aproveitam a oportunidade para aprender mais sobre a amizade, o amor, e sobre a importância de suas famílias em suas vidas.
O diretor do CASE de Passo Fundo, Lauro Pasinato, fala que as atividades, tanto no Dia de Ação de Graças, quanto em todos os projetos que são desenvolvidos no centro, têm importância fundamental não somente na vida dos adolescentes, mas também na dos professores, e orientadores que lá trabalham. “São atividades que demonstram a unidade entre as pessoas e entre as famílias com esse convívio. É uma integração que acontece e, todos nós devemos ajudar. Sempre nos aproximamos muito desses jovens e em todo final de ano temos muitos momentos festivos como esse”.
Um dos jovens internos, morador de Erechim, de 19 anos, ganhou a liberdade justamente no Dia de Ação de Graças e disse que vai procurar aproveitar ao máximo tudo o que aprendeu com os professores e nos projetos desenvolvidos no CASE. “Aprendi a conviver com as pessoas e cresci muito como pessoa. Sou um jovem mais maduro e esse dia de Ação de Graças é importante para que eu possa agradecer. É um dia muito especial. Vou estudar e trabalhar, até porque eu tenho uma família para sustentar”, conclui.