Grupo Planalto de comunicação

Intervenção em rio mostra resultado positivo após volume elevado de chuva

Fotos: Felipe Accorsi

Na manhã desta terça-feira (21), o secretário municipal de Obras, Rubens Astolfi, esteve na Vila Entre Rios, na região das pontes localizadas no final das ruas Parobé e Almirante Barroso, para avaliar os resultados das ações preventivas realizadas pela Prefeitura antes do período de chuvas intensas registrado nos últimos dias.

Em entrevista à Rádio Planalto News, Astolfi destacou que o local é considerado estratégico por já ter registrado problemas em períodos anteriores de grande volume de precipitação. Segundo ele, as equipes da Prefeitura atuaram durante quatro dias na última semana realizando o desassoreamento do rio na região, onde ocorre a confluência do Arroio Santo Antônio com o Rio Passo Fundo.

De acordo com o secretário, o trabalho consiste na retirada de lodo, resíduos, entulhos e sedimentos que dificultam o escoamento da água. A ação integra um conjunto de medidas coordenadas pela Defesa Civil e executadas de forma conjunta por diferentes secretarias municipais.

Astolfi explicou que, apesar de ser um processo natural o acúmulo de sedimentos nos cursos d’água, também foi encontrado grande volume de lixo descartado irregularmente, o que compromete a drenagem. Por isso, a manutenção periódica é considerada fundamental para garantir a fluidez das águas da chuva e evitar transtornos para a população.

Durante a entrevista, o secretário lembrou que o município acompanha dezenas de pontos considerados críticos desde as enchentes registradas em 2024. Somente neste trecho da Vila Entre Rios, o serviço de desassoreamento já foi realizado mais de três vezes nos últimos anos devido à importância do local para o sistema de drenagem que atende também bairros como Santa Maria e Vila Nova.

Da noite de segunda-feira (20) até a manhã desta terça-feira (21), a cidade havia registrado cerca de 60 milímetros de chuva. Conforme avaliação realizada pela equipe da Secretaria de Obras e pela Defesa Civil, o comportamento do rio após as intervenções foi positivo.

“Percebemos que a fluidez das águas tem funcionado melhor após a limpeza, assim como em outros locais onde os trabalhos também foram realizados”, afirmou Astolfi.

A Prefeitura segue executando ações preventivas em diferentes pontos da cidade, com monitoramento permanente da Defesa Civil, especialmente durante o período de maior instabilidade climática previsto para as próximas semanas.

Facebook
Twitter
WhatsApp