Grupo Planalto de comunicação

Inundações causam preocupações em Santa Catarina Há comunidades alagadas e existe a preocupação com a elevação do nível de rios

Foto: Patrick Rodrigues, NSC

As inundações que atingem o Rio Grande do  Sul também preocupam o estado de Santa Catarina.  O fim de semana marca o registro de várias áreas inundadas e elevação do nível de rios.

Em Presidente Getúlio, o número de desabrigados é de 50 pessoas. Em Taió, são 15 moradores acolhidos em abrigos. Já Blumenau recebeu três famílias, sendo seis adultos, três adolescentes e duas crianças. Há ainda três cachorros e três gatos no abrigo.

Ainda em Blumenau, a Defesa Civil registrou o número de oito chamados, sendo três por deslizamento de terra, três quedas de árvores, uma análise de risco e um alagamento, nenhuma de grande proporção e sem feridos.

O que tem preocupado a Defesa Civil das cidades é o nível do rio Itajaí-Açu. Caso haja a inundação, mais famílias poderão ser atingidas. Desde a madrugada, o nível só aumentou em Rio do Sul, tendo estagnado em 8,94 metros na manhã deste domingo.

Em Taió, a situação é de alerta. O rio está em 8,41 metros. A cota de alagamento é de 8,50. Na barragem, há sete comportas fechadas e 51,42% de ocupação.

Em Blumenau o nível do rio só aumenta. Por volta das 10h, estava em 8,61. Segundo a prefeitura da cidade, porém, a previsão é de que este montante chegue a 8,80 metros e, depois, comece a baixar.

Em Itajaí, apesar de não ter registrado inundações ainda, a Defesa Civil está em alerta com a elevação do nível dos rios Itajaí-Mirim e Itajaí-Açu. Há risco de alagamentos na tarde e noite deste domingo (19). Moradores de áreas ribeirinhas nos bairros Limoeiro, Itaipava, Colônia Japonesa, Cidade Nova e parte baixa do Cordeiros/Murta devem ficar atentos para se manter em segurança e proteger seu patrimônio.

Com as elevações nos rios Itajaí-Mirim e Itajaí-Açu, os níveis dos rios da cidade já começaram a subir gradualmente. No momento, todos os pontos monitorados pela Defesa Civil ainda estão na calha. Dos 10 locais acompanhados, dois estão em emergência, dois em situação de alerta, dois em atenção e quatro em monitoramento.

 

Fonte: NSC/SC

Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias Relacionadas

Categorias

Redes Sociais