Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) o início da estação mais fria do ano será no dia 20 junho, às 17h51 (de Brasília).
O Brasil está enfrentando um fenômeno chamado de veranico. São períodos de mais de quatro dias quentes no inverno ou no outono. Ao longo desses dias, a temperatura fica acima de média e o tempo se mantém seco, com poucos registros de chuva.
Desirée Brandt, meteorologista sócia-executiva da Nottus, reforça que a previsão para 2024 é de um inverno não rigoroso, mas mais significativo que o anterior.
“Em 2023, ele foi considerado ‘fraco’ em termos de frio, afetando aqueles cultivos que necessitam de temperaturas mais baixas em certos momentos para garantir boa qualidade nas lavouras”, destaca.
Ainda segundo ela, a estação será marcada por episódios de frio intercalados com períodos mais amenos e, eventualmente, até mais quentes para a época do ano. Geadas estão previstas, mas concentradas, principalmente, na região Sul e com pouca probabilidade no Sudeste e Centro-Oeste.
O que esperar da estação no Rio Grande do Sul?
Apesar da expectativa de frio nos primeiros dias de inverno, dias de muito frio não devem ser o padrão para a estação.
🌡️Segundo os meteorologistas, não são esperados extremos de frio ou calor, mas sim um equilíbrio entre os dois. Há uma tendência para mais dias com temperaturas mais elevadas que o normal, mas ainda assim períodos de frio ao longo da estação.
O frio deve ser sentido com mais intensidade nos meses de julho e agosto quando a massa de ar frio ficará mais evidenciada.