Após o levantamento de dados das propriedades prejudicadas pela estiagem, a prefeitura de Ipiranga do Sul decretou na quinta-feira, 09/02, situação de emergência nas áreas do município afetadas. Segundo o relatório emitido pela Emater-RS Ascar, são grandes as perdas dos produtores ocasionadas pela falta de chuva.
O decreto municipal Nº 1555, assinado pelo prefeito Marco Antonio Sana, justifica que a decisão tomada foi em virtude de que a quantidade de chuvas dos últimos meses foi muito abaixo da média histórica do município para o mesmo período, resultando em diversos prejuízos econômicas e sociais, embora o governo municipal tenha realizado esforços para minimizar os efeitos da seca.
Conforme levantamento da Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RS Ascar), o prejuízo no município está estimado em R$ 39.881.683,69. Entre os agravantes da situação de anormalidade estão a redução em relação à expectativa inicial das atividades, sendo 50% na cultura do milho, 30% na cultura da soja, 20% na cultura do feijão e 18% na produção do leite.
Além disso, também há falta de água para consumo humano e animal na área rural e urbana.
O parecer da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil foi favorável em relação à declaração da situação de emergência. O decreto é válido para as áreas comprovadamente afetadas classificadas e codificadas como Estiagem, COBRADE 1.4.1.1.0, conforme Portaria Nº 260/2022 – MDR, de 02 de fevereiro de 2022.