O governo do Irã atribuiu aos Estados Unidos a responsabilidade pela recente troca de ataques entre forças iranianas e israelenses. A declaração foi feita nesta segunda-feira (8) pelo porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do país, Esmaeil Baghaei.
Segundo o representante iraniano, as ações militares realizadas por Israel estão diretamente ligadas às políticas adotadas por Washington. Baghaei afirmou que os novos ataques contribuem para ampliar a instabilidade na região e dificultam ainda mais o diálogo diplomático entre Teerã e os Estados Unidos.
O porta-voz também declarou que o governo norte-americano tem responsabilidade pelas recentes violações do cessar-fogo e alegou que Israel não toma decisões militares sem consultar previamente os Estados Unidos.
A nova escalada marca o primeiro confronto direto entre Israel e Irã desde abril. Nos últimos dias, as Forças Armadas israelenses realizaram ataques contra alvos ligados ao Hezbollah, no Líbano, além de instalações no território iraniano, incluindo uma unidade petroquímica. Em resposta, o Irã lançou mísseis em direção a Israel, aumentando a tensão no Oriente Médio.










