A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul recebe, até sexta-feira (8), a exposição fotográfica “Retratos da Paz”, composta por imagens captadas por adolescentes atendidos no Centro de Atendimento Socioeducativo Regional de Passo Fundo (Case PF). A iniciativa faz parte de uma oficina de fotografia que alia aprendizado técnico com estímulo à expressão artística.
Desenvolvido desde 2023 pela Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase), em parceria com o Instituto Libertarte, o projeto já formou quatro turmas e impactou diretamente 32 jovens em cumprimento de medidas socioeducativas. As atividades, conduzidas pelo fotógrafo Diogo Zanatta, combinam teoria e prática, com carga horária de 16 horas por módulo e sessões realizadas tanto dentro da unidade quanto em espaços abertos, como praças e parques.
Segundo a diretora do Case PF, Katiane Bier, a proposta vai além do ensino da fotografia: “Utilizamos a arte e a cultura como instrumentos de transformação, ajudando os adolescentes a enxergarem novas possibilidades de futuro através da imagem”.
Um dos participantes, atualmente com 19 anos, entrou na primeira turma e hoje atua como monitor nas atividades práticas. Ele conta que sempre gostou de fotografar com o celular, mas não imaginava que suas fotos ganhariam tanta visibilidade: “Ver meu trabalho exposto na Assembleia Legislativa é algo que me dá esperança. Quero seguir nesse caminho e ser fotógrafo profissional”.
A exposição reúne imagens produzidas ao longo das quatro edições do projeto, e antecede a quinta turma, que inicia na próxima segunda-feira (11), envolvendo mais oito socioeducandos.
A abertura oficial da mostra, realizada na terça-feira (5), contou com a presença do presidente da Assembleia Legislativa, José Stédile, do deputado estadual Professor Bonatto, além de gestores da Fase, servidores e adolescentes envolvidos na ação. A Fase foi representada por Kelly Souza (diretora Socioeducativa), Lisiane Cerentini (diretora de Qualificação Profissional e Cidadania), Karine Hentges (coordenadora pedagógica) e Luiz Gustavo Martins (chefe de gabinete).
Além do Parlamento gaúcho, as obras já foram exibidas em diversos espaços de Passo Fundo, como a Câmara de Vereadores, o Fórum e o Bella Città Shopping, e também na sede administrativa da Fase, em Porto Alegre.
A visitação à exposição “Retratos da Paz” é gratuita, e ocorre das 8h30 às 18h30, na Assembleia Legislativa, localizada na Praça Marechal Deodoro, 101, no Centro Histórico de Porto Alegre.