Grupo Planalto de comunicação

Jovens institucionalizados no CASE têm seus trabalhos expostos no Bella Città Disponível no segundo andar do shopping do coração da cidade, a exposição "Retratos da Paz" é o resultado da oficina realizada pelo fotógrafo Diogo Zanatta com sete adolescentes

A sensibilidade de sete jovens que fazem parte do Centro de Atendimento Socioeducativo (CASE) transparece na exposição fotográfica “Retratos da Paz”, disponível a partir desta sexta-feira (01/03) no Bella Città Shopping. Todas as fotos foram produzidas pelos adolescentes durante uma oficina ministrada pelo fotógrafo Diogo Zanatta, em parceria com o Instituto Libertarte.

Conforme a presidente do Instituto, Verônica Azambuja, a oportunidade foi habilidosa em mostrar uma maneira diferente de enxergar a unidade socioeducativa e explorá-la por meio das lentes. As aulas foram realizadas entre os dias 27 e 29 de novembro de 2023, com o objetivo de proporcionar aos jovens novos conhecimentos e apresentar-lhes a profissão de fotógrafo.

Para Zanatta, a arte é uma ferramenta socioeducativa e compartilhar um pouco de seu trabalho resultou em uma excelente experiência. “Passar esse tempo com eles foi uma troca maravilhosa, pois a oficina foi realizada dentro da unidade, onde eles fotografaram o ambiente, descobrindo possibilidades de mostrar o cotidiano através dos cliques, com uma delicadeza ímpar”, relatou.

Além do interesse pela fotografia, o bom comportamento era um dos critérios para participar da oficina. “Eu só tinha tirado fotos com o celular, nunca com uma máquina profissional. Vi no curso uma oportunidade de aprender algo novo! E fiquei muito feliz com a exposição no shopping”, compartilhou um dos meninos.

Segundo a gerente de comunicação e marketing do shopping, Tatiana Diehl de Sousa, a exposição valoriza o potencial dos jovens, estimula a compreensão empática das questões sociais e destaca a relevância de oficinas como a de fotografia, que lhes proporcionam oportunidades profissionais e contribuem para a reintegração dos adolescentes na sociedade. Os quadros estão expostos no segundo andar, ao lado da World Tennis, e toda a comunidade é convidada a apreciar as obras.

Facebook
Twitter
WhatsApp