O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa), realizou o lançamento da 37ª edição da Expointer, a maior feira do agronegócio da América Latina. A cerimônia ocorreu nesta terça-feira (5), às 12h, no restaurante Casa do Gaúcho, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.
Com perspectivas de bons negócios e fortalecimento da agricultura familiar, a 37ª edição da Exposição Internacional de Animais, Máquinas, Implementos e Produtos Agropecuários (Expointer) promete ser diferente neste ano, muito mais ousada e diversificada, objetivando ser o verdadeiro espelho do Rio Grande.
A começar pela sua acessibilidade. Os frequentadores vão poder usar a BR 448, também conhecida como Rodovia do Parque. Os carros que quiserem chegar ao local terão acesso pela rua lateral, conhecida como Avenida do Parque. Essa liberação irá permitir a diminuição do congestionamento na BR-116 registrado no período da feira agropecuária. Outra forma prática e barata de se chegar ao local é utilizando o serviço da Trensurb: a Estação Esteio fica localizada em frente do parque, as estações ficam abertas das 5h às 23h20, e a tarifa – a mais barata da Região Metropolitana – custa R$ 1,70. Entre 5h e 22h20, os trens circulam com intervalo de 15 minutos, e após esse horário até o término da Operação, a cada 16 minutos.
Esta edição também será livre de ilícitos e comercio irregular. A parte frontal do Parque está sendo toda repensada, com o objetivo de coibir a atuação de ambulantes naquele espaço. “Queremos uma Expointer muito mais limpa, organizada e sem atrolhos”, explica o subsecretário do Parque Estadual de Exposições Assis Brasil Adeli Sell. “Isso garantirá tranquilidade na circulação dos pedestres”, completa.
Haverá destaque especial para as prefeituras, instituições e entidades de classe, que encontrarão na Expointer um espaço nobre para divulgar produtos e turismo. As Câmaras Setoriais também terão atuação intensa na 37ª Expointer. Já está definido, também, o País homenageado. O Rio Grande do Sul começa a se movimentar para as comemorações alusivas aos 190 anos de imigração alemã, que transcorrerão em 2014, tomando por base a chegada das primeiras famílias a São Leopoldo em 1824.
Se o assunto é alimentação, novidades em 2014. A cozinha oriental finalmente estará representada no Parque, mais precisamente na Casa de Pedras, onde funcionará um Sushi. Os já tradicionais doces, lanches rápidos e refeições da alta gastronomia recheadas de receitas elaboradas com carnes nobres também estão garantidos, assim como o tradicional churrasco e seus cortes típicos.
“Iremos aperfeiçoar a ocupação deste importante instrumento que o Estado dispõe para fomentar a iniciativa privada e promover, também através dela, o desenvolvimento econômico e social do Estado”, reforça Sell. “Com o lema O Parque o Ano Todo – O Espelho do Rio Grande buscaremos racionalizar sua utilização com novas atividades, disponibilizando aqui um lugar único que reunirá Entidades, Departamento e Fundações que hoje se encontram espalhadas pelo Estado”, completa.
Na Expointer 2014, o visitante terá inúmeras opções de entretenimento. São centenas de eventos e atrações que acontecem no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, nos nove dias de feira.
Outras informações podem ser encontradas no site do evento.