Grupo Planalto de comunicação

Lançada a programação comemorativa aos 400 anos das Missões Jesuíticas no RS As ações celebram os 400 anos da chegada dos missionários jesuítas, em 3 de maio de 1626, episódio que deu início às reduções jesuítico-guaranis e influenciou de forma decisiva a formação cultural e histórica do Estado

Foto: JesuitasBrasil.org.br

A Comissão Oficial dos 400 Anos das Missões Jesuíticas Guaranis, coordenada pela Secretaria da Cultura (Sedac), lançou a programação oficial das comemorações do quadricentenário missioneiro. O ato ocorreu no Lola Bar, na Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre, reunindo autoridades, imprensa, representantes de municípios missioneiros e integrantes de instituições parceiras.

A agenda foi detalhada na quarta-feira, 4, pelo secretário da Cultura, Eduardo Loureiro, e reúne mais de 100 ações culturais, turísticas, científicas, educativas e religiosas, distribuídas por dezenas de municípios do Rio Grande do Sul, em espaços culturais da capital e até mesmo em outros Estados brasileiros. Segundo Loureiro, para apoiar a realização dos eventos em 24 municípios, a Sedac aportou R$ 300 mil, impactando diretamente 300 mil pessoas com a viabilização de seminários, exposições, mostras, festivais, recitais e publicações literárias.

As ações celebram os 400 anos da chegada dos missionários jesuítas, em 3 de maio de 1626, episódio que deu início às reduções jesuítico-guaranis e influenciou de forma decisiva a formação cultural e histórica do Estado. O calendário tem o objetivo de valorizar a história, reconhecer o legado e promover o desenvolvimento econômico e social da região.

O secretário destacou que todos os gaúchos têm, na origem, a herança missioneira e que celebrar os 400 Anos das Missões é uma oportunidade singular para o Rio Grande do Sul. “Falar das Missões é falar de uma história extraordinária, é falar da nossa formação, da nossa identidade, de toda a influência dessa experiência, que é única no mundo, e a partir disso promover o desenvolvimento regional a partir da cultura e do turismo.”

A programação completa inclui mostras de cinema, concertos, exposições, seminários nacionais e internacionais, relançamento de obras literárias icônicas, atividades de educação patrimonial, festivais, circuitos turísticos e eventos comunitários. Os meses de março e abril concentram a maior quantidade das ações previstas. Entre os destaques da agenda, Loureiro citou o Conecta Missões, evento integrado e transversal de cultura, economia, educação e desenvolvimento. A iniciativa, focada na indústria criativa, no turismo e na valorização da história missioneira, ocorre em Santo Ângelo, entre 23 e 29 de março.

FONTE: Ascom / Sedac (Governo do Estado do RS)

 

Também em março, entre os dias 9 e 13, o Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura é outra agenda que vai movimentar São Miguel das Missões. Criado para fortalecer as políticas culturais em nível nacional, o Fórum promove o diálogo entre os Estados, o governo federal e demais instituições do setor, alinhando diretrizes, compartilhando experiências e fomentando ações conjuntas para o desenvolvimento da cultura no País. Na ocasião, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, e secretários de Cultura de todos os Estados brasileiros irão conhecer a região missioneira e debater os desafios comuns para o setor.

Em maio, o Instituto Estadual do Livro (IEL) promove o relançamento de uma coletânea com 11 obras literárias históricas, de circulação restrita e indisponíveis para venda. Entre os títulos estão “O Cristianismo Feliz nas Missões Jesuíticas”, de Ludovico Muratori (1743), e “Os Trinta Povos Guaranis”, de Arnaldo Bruxel (1978).

A programação completa está disponível no site. Organizações públicas e privadas, municípios e agentes culturais ainda podem inserir atividades alusivas à data no calendário oficial dos 400 Anos das Missões Jesuíticas Guaranis. Para isso, é necessário preencher o formulário on-line, disponível no link.

Sobre os 400 anos das Missões

As celebrações integram o conjunto de ações orientado pelo Decreto nº 57.369/2023, que institui 2026 como o ano oficial das Missões. Para coordenar as atividades alusivas à data, o governador Eduardo Leite instituiu uma Comissão, composta por representantes da sociedade civil, prefeituras, universidades e instituições de ensino, entre outras entidades. A Comissão Oficial dos 400 Anos das Missões Jesuíticas Guaranis no Estado teve seus integrantes designados pelas portarias 77/2025 e 90/2025, da Sedac. A nominata completa está disponível no link.

O governo gaúcho anunciou em junho um pacote de mais de R$ 50 milhões para iniciativas nas áreas de cultura, turismo, desenvolvimento social e infraestrutura, contemplando 16 projetos distribuídos em 12 municípios da região missioneira. Os detalhes dos projetos contemplados estão disponíveis no link. Os recursos foram aplicados na modernização de museus, parques, centros de interpretação e atrações turísticas regionais. Também foram aportados recursos para qualificação de aeroportos e vias de acesso a equipamentos culturais e turísticos.

Facebook
Twitter
WhatsApp