Policiais do 3° Batalhão Ambiental da Brigada Militar foram acionados na BR 285 no quilômetro 248, para verificar a situação de um animal que estava sobre a rodovia no trecho da localidade de Cruzaltinha na manhã da última sexta-feira,18.
Sob a pista com ferimentos na cabeça e sem vida foi localizado um Puma Concolor (nome científico) com 45kg e cerca de 120 centímetros, conhecido na região pelo nome de leão baio. O animal em extinção foi removido até a sede do Batalhão Ambiental e, posteriormente encaminhado para Carazinho onde passa pelo processo de empalhamento realizado por um sargento da BM.
A situação revela a questão do desmatamento nas cidades de Ciríaco, Muliterno e David Canabarro “ Como a área de mata dos animais silvestres está diminuindo , os animais como o caso do leão baio estão à procura de novos habitats, e acabam perambulando pelas rodovias ampliando a probabilidade de acidentes e possíveis mortes, o desmatamento é um indicador desta triste realidade” contou o Sargento Antoniolli.
O Puma Concolor é um animal solitário e mais ativo a noite, já declarada sua extinção na América do Norte e em algumas localidades das Américas Central e do Sul, muitas vezes pela destruição do habitat “ é uma situação de ameaça, que se deve a perda dos habitat, é muito difícil encontrar o animal na região e, sempre com contato com os humanos ocorre a perda do animal por atropelamento ou até mesmo pela caça” conta biólogo Jerônimo De Boni.
Confira a entrevista com o biólogo:
Fotos Divulgação Batalhão Ambiental