No dia 30 de maio, o Centro de Juventude Ipiranga da Assistência Social Diocesana Leão XIII comemorou 30 anos de existência. Na data, cerca de 300 pessoas, entre pais, alunos, professores e familiares e comunidade do bairro celebraram, juntos, o momento de alegria e união.
A festa contou com o atendimento dos cursos profissionalizantes do CESP Leão XIII, que prestaram, gratuitamente, serviços de cabeleireiro, estética facial, massagem e manicure. Profissionais e alunos da Universidade de Passo Fundo realizaram testes de visão, pressão arterial, diabetes e fez a distribuição de xaropes naturais. Jovens jogaram capoeira e demonstrações do esporte para os interessados.
O encantamento do dia ficou por conta das crianças. Teve apresentação da Educação Infantil, da Oficina Arte e Cor, Oficina de Dança, Oficina de Artesanato e da Oficina de Meio ambiente, além de Música e Esporte. “Este local foi construído com a ajuda de todos e cresceu lado a lado com o bairro, em uma bela história de participação da comunidade. É justo e importante que todos comemorem juntos este momento”, disse o diretor geral da Leão XIII, Darcísio Staudt.
A data da inauguração do núcleo é dia 25/05/85. Durante toda a semana que antecipou a festividade, os frequentadores do Centro de Juventude também realizaram atividades comemorativas como a história do nascimento da Ipiranga, visita de algumas mães que fizeram parte da instituição quando pequenas e de seus pais, que foram colaboradores na construção do centro, gincana festiva, confecção de painéis, entre outros.
—