Você já ouviu falar da carroça cheia de ouro que está escondida no fundo de um rio? Essa é uma das lendas que o Sr. Rui, um pecuarista compartilhou com o comunicador e gerente de rádio Célio Júnior, em uma entrevista exclusiva para o Grupo Planalto de Comunicação. O Sr. Rui nasceu e vive em uma pequena propriedade no interior de Itacurubi, na localidade de rincão do Itapororo, no Rio Grande do Sul.
Ele diz que cresceu ouvindo essas histórias de seus bisavôs, avós e pais. As lendas são repassadas a cada geração, e não deixam a história da região morrer.
Segundo ele, a carroça pertencia a um antigo fazendeiro que escondeu seu tesouro no rio para evitar que fosse roubado. Mas logo a localidade foi transformada com pedras, desde então a carroça está lá, guardada para sempre.
O Sr. Rui afirma que nunca viu a carroça, mas que moradores locais já afirmaram que cavalos surgem na pedreira nas margens do rio, principalmente à noite.
Ele diz que acredita nas lendas, pois elas fazem parte da cultura e da identidade dos rincões. “Eu nunca vi nada, graças a Deus, mas tem muita gente que viu”, diz ele, que vive com simplicidade e harmonia com a natureza, na companhia de seus cães.