A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul realizou a entrega ao líder do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), João Pedro Stédile, a Medalha do Mérito Farroupilha. A solenidade ocorreu nesta segunda-feira, 16 de dezembro.
Deputados identificados pela direita tentaram de diversas formas impedir, mas o economista gaúcho e líder nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), João Pedro Stédile, recebeu a Medalha. A maior honraria do Parlamento gaúcho, proposta pelo deputado Adão Pretto Filho (PT), foi aprovada pela Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul em comemoração aos 40 anos do movimento.
O proponente da homenagem, deputado Adão Preto, disse que o ato representou o reconhecimento de uma história de lutas sociais a Stédile, mas a todos que lutam por justiça social, fraternidade e para que a terra cumpra a sua função social. “Por isso indico essa medalha a essa liderança tão importante e reconhecida não só no RS e no Brasil, mas no mundo odo. Assentou mais de 13 mil famílias no RS e mais de 400 mil em todo o Brasil. Onde tem reforma agrária, onde tem assentamento tem desenvolvimento, prosperidade, produção de alimento saudável, tem fraternidade e solidariedade”, disse.