Grupo Planalto de comunicação

Lideranças comunitárias se reúnem no Congresso Municipal da UAMPAF

Foto: Divulgação

O Conselho Deliberativo da UAMPAF (CONDEL) organizou, no último sábado, 02 de março, o Congresso Municipal da UAMPAF e afiliadas. O congresso, que é um espaço democrático para o debate de ideias entre os presidentes de bairro e a UAMPAF, contou com a participação de um grande número de lideranças comunitárias.

As principais pautas apresentadas pelas lideranças comunitárias foram a transferência das eleições da UAMPAF e afiliadas para 2025, e para que se torne estatuária a realização das eleições sempre em anos ímpares, para não coincidir com os anos eleitorais tanto municipais quanto estaduais e federais. Também foi sugerido o aumento do tempo de mandato da UAMPAF e afiliadas de 02 para 04 anos, e uma possível diminuição do número de cargos nas diretorias dos bairros, que atualmente são 14, para 09 cargos, pauta cuja possibilidade será verificada juridicamente pela UAMPAF. A principal reivindicação das lideranças comunitárias é que a UAMPAF, neste ano de 2024, trabalhe para padronizar seu estatuto com os estatutos das entidades afiliadas, principalmente no que diz respeito à data das eleições, visando facilitar o registro das diretorias eleitas tanto da UAMPAF quanto das associações de bairro no cartório de registro.

Todas as pautas apresentadas foram colocadas em votação no congresso. A transferência das eleições da UAMPAF e afiliadas para o ano de 2025 foi aprovada por 27 representantes (delegados) presentes, tendo apenas 01 voto contrário. Todas as demais pautas citadas acima também foram colocadas em votação, sendo aprovadas por unanimidade pelos delegados presentes (27 votos favoráveis).

Para o presidente do CONDEL, Marcelo Chaves, o Congresso foi uma oportunidade única para os presidentes de bairro se manifestarem, apresentando suas opiniões sobre o que está bom e o que pode melhorar na entidade. “Foi possível perceber a necessidade de realizar um trabalho conjunto para padronização dos estatutos, das datas das eleições e do registro das Associações, que com certeza terá que ser o foco da UAMPAF em 2024”, afirma Marcelo.

Vale ressaltar que todas as pautas apresentadas no Congresso Municipal serão colocadas em votação na próxima assembleia geral do CONDEL, em data a ser marcada.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias Relacionadas

Categorias

Redes Sociais