-PRIMEIRA LEITURA: Números 21,4b-9
Comentário: Na antiguidade, havia um culto à serpente, adorada como divindade protetora e curadora. A serpente de bronze é símbolo da proteção de Javé, que conduz o povo para à vida, entre os perigos da caminhada.
-SEGUNDA LEITURA: Filipenses 2, 6-11
Comentário: Cristo modelo da humildade. Embora tivesse a mesma condição de Deus, Jesus se apresentou entre os homens como simples homem. Abriu mão de qualquer privilégio, tornando-se apenas homem que obedece a Deus e serve os homens.
-EVANGELHO: JOÃO 3, 13-17
Comentário: Deus enviou o seu Filho ao mundo para que o mundo seja salvo por Ele. Um cristão não é alguém que crê em Deus; somos cristãos porque cremos no testemunho de Jesus a respeito de Deus e de seu plano de salvação. Nesse plano havia um ponto difícil de aceitar: o Filho do Homem devia morrer na cruz e ressuscitar. Jesus recorda o acontecimento da serpente levantada no deserto. O episódio era sinal profético da sorte de Jesus. A cruz é o emblema do cristão que o mundo não quer porque acredita que, fugindo dela, foge da dor, e mal sabe que ele abre totalmente a alma para o Reino de Deus e do amor.
PARA REFLEXÃO:
-O caminho da cruz está presente sempre. É preciso ter perseverança , pois o sofrimento muitas vezes nos amadurece e nos faz crescer. A exemplo de Jesus carrego a minha cruz com amor?