-O TEMPO COMUM IRÁ ATÉ O 33º DOMINGO, PORTANTO, COM ESTE, SÃO AINDA QUATRO DOMINGOS PARA COMEÇAR O TEMPO DO ADVENTO (PREPARAÇÃO PARA O NATAL).
-PRIMEIRA LEITURA – Êxodo 22, 20-26.
Comentário: Condena a exploração da miséria. O imigrante, o órfão, a viúva e o pobre, são pessoas que não podem defender-se, por isso devem ser protegidos. As necessidades humanas devem estar acima de qualquer direito de propriedade.
-SEGUNDA LEITURA – 1Tessalonicenses 1, 5c-10.
Comentário: Paulo alerta para deixar os ídolos e servir ao Deus verdadeiro e único. Estes representam uma sociedade opressora. Servir a Deus é comprometer-se com Jesus Cristo que representa a libertação e a vida humana. A conversão é um processo contínuo na história. O cristão com seu testemunho manifesta sua fé em Jesus Ressuscitado.
-EVANGELHO – Mateus 22,34-40.
Comentário: “Qual é o maior mandamento da lei?” . Esta foi a pergunta que os fariseus fizeram a Jesus no intuito de constrange-lo e dizer que Ele não era uma pessoa digna de crédito. Diante da resposta de Jesus ficaram atônitos. Ele propõe duas chaves: AMAR A DEUS E AMAR AO PRÓXIMO. O evangelista Mateus lembra que a ética cristã não deve estar fundamentada em preceitos, mas no amor a Deus e aos irmãos. Ambos se relacionam mutuamente.
REFLEXÃO: A mensagem do Evangelho deste domingo exige atos concretos. Amar aos outros como a si mesmo. O como é o mais difícil, mas verdadeiro. Como procedemos em nosso relacionamento com o próximo?










