Grupo Planalto de comunicação

LITURGIA DO SEXTO DOMINGO DO TEMPO COMUM (15/02/2015).

-O SENHOR É MINHA ALEGRIA E MEU REFÚGIO.
Último domingo do chamado tempo comum. Na semana que iniciaremos já estaremos no tempo quaresmal  (preparação para a festa da páscoa).
-PRIMEIRA LEITURA Levítico 13, 1-2.44-46
Estas prescrições visam proteger a comunidade das doenças, principalmente da lepra, a mais temida. O doente retirado do meio social e devia se conservar afastado enquanto durasse o perigo do contágio. Era impuro, portanto excluído.
-SEGUNDA LEITURA 1Coríntios 10, 31-11,1
Paulo exorta para que em qualquer circunstância sempre prevaleça o interesse comum. Ele se apresenta como modelo a imitar, viver a sua vida de acordo com o comportamento do próprio Jesus. 
-EVANGELHO Marcos 1,40-45
-A cura do leproso. No tempo de Jesus os leprosos eram considerados os pobres dos pobres. Não eram tratados como seres humanos e eram considerados marginais da sociedade.
No relato deste evangelho, Jesus tomado de pena cura o leproso que lhe é apresentado. Ao fazê-lo usa de compaixão pelo sofrimento material dos todos os necessitados. O reintegra na sociedade e na amizade dos outros. Devolve a dignidade humana. A medida que o leproso se purifica, cresce sua fé num Deus bondoso e misericordioso.
E nós também devemos trabalhar na promoção, dignidade e igualdade entre todos.
PENSEMOS: Quais são os leprosos de nosso tempo? O que faço para ajudá-los?

Facebook
Twitter
WhatsApp